Secretaria da Administração e Procuradoria Geral do Estado avaliam Edital Eletrônico desenvolvido pela Celepar 20/06/2016 - 13:40

O secretário da Administração e da Previdência (SEAP), Reinhold Stephanes e a procuradora-chefe da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação (CGTI) da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Anamaria Batista, estiveram reunidos na Celepar, no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), para avaliar a utilização dos módulos Edital Eletrônico e Termo de Referência, vinculados ao sistema Documentador.

Na reunião, Stephanes elogiou o Edital Eletrônico, sistema desenvolvido pela Celepar. “É uma ferramenta que merece ser testada, uma vez que pode proporcionar transparência na gestão pública, além de agilizar o processo de administração de documentos”. O secretário destacou também a parceria da empresa com o Governo do Estado, voltada ao desenvolvimento de soluções de modernização administrativa.

O Paraná, como explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, é referência nacional em governo eletrônico. “As soluções de inteligência prospectadas pela companhia tem o objetivo de levar ferramentas eficazes de gestão aos administradores estaduais. Na prática, esta tecnologia deve ser traduzida em serviços públicos mais eficazes ofertados pelo Estado à população”.

Transparência

De acordo com a gerente de Contratações e Materiais da Celepar (GCM) Cristina Romanniuk Fontanelli, o propósito da solução é viabilizar aos órgãos públicos e também à população paranaense, mecanismos que tragam agilidade, padronização e, principalmente, transparência. “Quando a ferramenta for disponibilizada online, a sociedade e o mercado fornecedor terão a oportunidade de trazer novas ideias em busca de uma licitação e um objeto técnico que atenda a todos de maneira rápida, segura, eficaz e, primordialmente, com total transparência”.

Cristina explicou ainda que a padronização automatizada de licitações traz confiabilidade dos dados. “Os editais não podem ser alterados, tendo em vista que o sistema não permite esse acesso. Os campos liberados para preenchimento são os de objetos técnicos considerando que variam de acordo com a necessidade do solicitante. Vale lembrar que o modelo de edital eletrônico tem amparo legal, validado com a área jurídica”, ressaltou.

Edital Eletrônico

Em atendimento à demanda do diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansel, Cristina Romanniuk Fontanelli foi incumbida de elaborar a padronização de editais eletrônicos voltados à licitação em plena consonância com a legislação. Para a implantação da ferramenta, ela atuou em conjunto com o gerente de projetos Jeferson Costa no início do processo e contou com total apoio da área de desenvolvimento.

“A ferramenta foi consolidada na empresa, sendo, inclusive, apresentada a diversos órgãos municipais do Paraná e também para outros estados, o que ocorreu na reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), realizada em agosto de 2014, na cidade de Manaus”, informou Cristina.

Outro módulo em fase de implantação é o do Termo de Referência Eletrônico, que compõe uma das etapas de licitações, um documento que traz a disposição das condições gerais da contratação e respectiva execução de um contrato.

Equipe


A equipe responsável pelo atendimento e apresentação das soluções de Edital Eletrônico e de Termo de Referência é composta por Cristina Romanniuk Fontanelli (GCM), Juliana Bortolan, Louisie Pascoal e Marilza Andrade da Coordenação de Aquisição e Contratação (COACO). A reunião foi realizada na última quarta-feira (15).

GALERIA DE IMAGENS