Secretário José Richa Filho destaca importância das soluções de TIC para a modernização do Estado 08/04/2016 - 16:50

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, abriu os trabalhos da tarde de hoje (08) da 112ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 13ª Reunião de Gerentes Técnicos da ABEP, que acontece em Curitiba, sob a coordenação da Celepar. Ao mesmo tempo em que deixou um abraço do governador Beto Richa aos presentes, ele disse que a utilização de soluções de tecnologia da informação e comunicação são fundamentais para o avanço da gestão pública e para a transparência das ações governamentais, “justa exigência da sociedade”.

Neste contexto da tecnologia, Richa Filho destacou o cenário, “onde até em casa a pessoa não consegue interagir sem os mínimos conhecimentos de informática”. Em relação às ações da área da infraestrutura e logística no Estado, o secretário destacou o papel preponderante da Celepar no desenvolvimento de soluções de inteligência, “fato extensivo à administração pública como um todo”.

A presença do secretário José Richa Filho no evento da ABEP, de acordo com o presidente da Celepar, Jacson Caralho Leite, evidencia o olhar positivo do Governo do Paraná às ações de modernização administrativa. Este apoio, segundo Leite, é preponderante para que a companhia continue ocupando este lugar de destaque no cenário nacional de TIC, “além de ser grande geradora de soluções às demais congêneres da ABEP, neste processo de intercâmbio de conhecimento”.
 
Gestão Hospitalar

A Celepar, por intermédio dos analistas Dirceu Grein e Dyego Rogher (Cosin-A4), apresentou na reunião da ABEP o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS. O GSUS contempla 20 módulos, sendo 14 em uso (Infrasaude, SAME, Ambulatorial, Pronto Atendimento, Internação, Atendimento Médico, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Laboratório, Interfaceamento de Equipamentos, SADT, Faturamento SUS, Gerencial (BI/DW), dois em desenvolvimento (Central de Material Esterilizável e Agência Transfusional – o primeiro para ser implantado em setembro e o outro em outubro deste ano) e quatro módulos previstos (Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Hotelaria e Higienização).

O sistema possui mais de quatro mil usuários entre médicos, enfermeiros, terapeutas, bioquímicos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de saúde e administrativos. O GSUS é um sistema multi-hospitalar, integrando todos os estabelecimentos por meio de informações de profissionais de saúde e pacientes, uma vez que os prontuários possuem um único número, o que qualifica e agiliza o atendimento ao cidadão.
O GSUS tem por objetivos servir como instrumento de trabalho para gestão de unidades de assistência hospitalar, ambulatorial, pronto atendimento, laboratorial e farmacêutica, automatizar os processos operacionais de assistência nos serviços internos das unidades, além de manter os registros de atendimentos e evoluções no prontuário do paciente de forma eletrônica. Além disso, o sistema permite controlar o prontuário do paciente integrado e compartilhado entre os estabelecimentos de saúde, definir documentos e procedimentos operacionais padronizados conforme o protocolo de assistência do SUS, bem como permite a extração de indicadores para monitoramento da produtividade e qualidade da assistência.

Principais Benefícios

- Sistema é Multi-Hospital Incorporando Estabelecimentos de Saúde em Rede.
- Prontuário Eletrônico Unificado do Paciente Compartilhado entre os Estabelecimentos.
- Atendimento Ambulatorial, Pronto Atendimento e Internação Integrados.
- Prescrição Médica Interligada com os Serviços de Apoio do Hospital.
- Controle de Evolução Médica, Enfermagem e Terapeutas Compartilhados.
- Dietas Parametrizadas com Cálculo Nutricional.
- Controle de Rastreabilidade de Medicamentos e Insumos Hospitalares.
- Laboratório com Interfaceamento de Equipamentos.
- Dispensação de Medicamentos e Materiais por Código de Barras.
- Controle de Agendamentos de Consultas, Exames e Procedimentos por Unidade.
- Resumo de Alta e Passagem de Plantação Consolidado de Forma Automática.
- Integração com Cartão Nacional de Saúde (CNS) e IIPR (RG).
- Gerenciamento Eletrônico de Documento do Prontuário com Assinatura Eletrônica
(Resoluções do MS, ANVISA e CFM)

Números do Sistema


Desde sua implantação, até o dia 06 de abril passado, estes são alguns números do sistema:
- Prontuários
  668.464
- Profissionais de Saúde
  2.884
- Médicos
  823
- Usuários
  4.600
- Laudos de Exames
  1.641.373
- Evoluções Corpo Clínico
  1.095.610
- Internações
  154.018
- Ambulatório
  682.991
- Pronto Atendimento
  576.093
- Implantações
  9 Hospitais, 15 Ambulatórios, 5 Laboratórios e 150 Farmácias.

GALERIA DE IMAGENS