Segurança Pública e Celepar trabalham para ampliar potencial do 181 Disque Denúncia 30/09/2015 - 14:40

O cidadão paranaense ligando gratuitamente para o número 181 pode ajudar no combate ao narcotráfico em todo o território paranaense, com a garantia de sigilo absoluto sobre a denúncia. Este é o número do Disque Denúncia, que tem por objetivo ampliar a ação do Estado contra o tráfico de drogas, com a participação direta da população.

A importância do trabalho de prevenção ao uso de substâncias entorpecentes é preponderante para que a comunidade como um todo possa manter-se longe das drogas que geram dependência química. Sendo assim, é fundamental que a população participe ativamente, mobilizando-se contra o tráfico de drogas que direta ou indiretamente contribui para o aumento da criminalidade.

Mais voltado à narcodenúncia, o número 181 vai ampliar seu leque de atuação, passando a receber também denúncias sobre delitos como homicídios, roubos, desaparecimentos, entre outros. A informação é do coordenador do Disque Denúncia, capitão da Polícia Militar, Edivan Fragoso, que esteve na Celepar nesta semana reunido com o presidente Jacson Carvalho Leite, para avaliar a possibilidade de adequar o sistema de informática atualmente existente para esta nova realidade.

Fragoso, a exemplo do que existe atualmente, garantiu que o anonimato do denunciante continuará sendo preservado também para os demais casos. A média diária de denúncias que chegam ao número 181, segundo o coordenador, é de 150 ligações que são provenientes das várias regiões do Paraná.

O presidente Jacson Leite assegurou o apoio da companhia, por meio das soluções de inteligência existentes na área de tecnologia da informação e comunicação, a este trabalho de parceria entre cidadão e agentes policiais, que possui como base o telefone e a internet. “O projeto de expansão do 181 tem na companhia uma parceria de primeira ordem. Segurança pública é prioridade no Estado”, disse ele.

O que é? Como funciona?

O que é o 181 – NARCODENÚNCIA?

É um programa do Governo do Estado do Paraná criado para combater o tráfico de drogas e prender os traficantes.

Como funciona?

Ao ligar para o 181, sua denúncia é registrada e encaminhada aos órgãos responsáveis pela resolução e melhor tratamento do fato e se este estiver ocorrendo nesse momento, imediatamente será encaminhada uma viatura da PM para que uma medida emergencial seja desenvolvida.

Quando ligar para o 181?

Toda vez que tiver informações que possam levar a polícia até o traficante e prendê-lo.

De onde ligar?


De qualquer telefone, até mesmo o de sua casa, pois o número não é identificado e o governo do Estado do Paraná lhe garante sigilo absoluto sobre a sua denúncia.

É possível fazer uma denúncia pela internet?

Sim, você pode fazer sua denúncia pela internet, contudo deve ter cautela acerca de fazer sua denúncia a partir de um terminal seguro.
As denúncias devem se referir a crimes cometidos no estado do Paraná e devem possuir dados que facilitem a atuação policial, tais como: nome ou apelido do traficante, local e horário onde ocorre o tráfico, características tanto das pessoas envolvidas como do local do crime e todas as informações que julgar importantes para a resolução do problema.

Em caso de dúvida, use um telefone e ligue 181, onde um atendente irá conduzir a coleta de dados.

Porque ligar para o 181?

Somente com a sua colaboração e de toda a população é que conseguiremos combater o tráfico e fazer com que a polícia prenda os traficantes e os retire de circulação, salvando dessa maneira a vida de nossos filhos e evitando que mais jovens sejam destruídos pelas drogas.

A ligação é gratuita?

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona 24 horas do dia, todos os dias da semana.

Como fazer uma denúncia?

Ao ligar para o 181 procure ter o máximo de informações sobre o traficante, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o tráfico, e qualquer outro detalhe que possa observar, pois quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas.

É possível fazer denúncias de outros crimes, além do tráfico de drogas?


Sim, todos os crimes podem e devem ser denunciados, inclusive aqueles que envolvem agentes públicos.

GALERIA DE IMAGENS