Serviços da saúde nos portais móveis do governo do Paraná 19/04/2011 - 13:25

Com o objetivo de apresentar o novo conceito na forma de atuação dos núcleos regionais da Celepar no interior, “mais voltados à geração de soluções de tecnologia da informação aos órgãos da administração estadual do que à instalação de equipamentos”, o presidente Jacson Carvalho Leite esteve reunido com a equipe de comando do Núcleo Regional da Saúde de Cascavel. Ele disse que a empresa vai estar presente em todos os 22 centros administrativos regionais que serão criados pelo governo Beto Richa.

Jacson falou também sobre a necessidade da integração de informações na administração estadual, “primeiro passo para um real diagnóstico de gestão, através do elenco de indicadores importantes para a área, no caso específico, a saúde”. Ele deu o exemplo das ferramentas de Business Intelligence (BI) que a Celepar vem desenvolvendo, “que apresentam aos gestores públicos dados rapidamente recuperados e facilmente visualizados”.

A inserção de indicadores da saúde ao cidadão nos portais móveis do governo foi outro tema tratado com a equipe de comando do Núcleo Regional da Saúde, como também da implantação de uma central de relacionamento para apoiar as ações da secretaria na divulgação de campanhas de amplo alcance social, “através de mensagens diretas à população”. O presidente esteve acompanhado pelo diretor de operações, Luiz Fernando Ballin Ortolani e pela supervisora Regina Silva de Paula Franco.

O chefe do Núcleo Regional da Saúde, Miroslau Bailak falou sobre a “ansiedade da equipe por coisas novas, por novas soluções na área tecnológica que permitam avanços na gestão da saúde na nossa área de atuação”. Ele agradeceu a visita dos diretores da Celepar “que nos apresentaram uma proposta de trabalho moderna e social, na medida em que traz benefícios que abrangem diretamente o cidadão”.

Participaram da reunião as chefias das divisões de vigilância e saúde, administrativa, gestão e saúde, farmácia, comissão de procura de órgãos e tecidos e de central de leitos. O Núcleo de Cascavel atende 25 municípios da região, abrangendo uma população de 504 mil habitantes.


O presidente Jacson Carvalho Leite fala sobre o pontencial da plataforma
móvel para os serviços da saúde





O presidente Jacson Carvalho Leite (ao centro) na reunião com o chefe do Núcleo
Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak (último direita) e chefias da área
Fotos: Eloir José Sbalqueiro