Sexta-feira 13: a marca do sorriso em Morretes 17/05/2016 - 14:10

Uma mulher simples que falou mais com o coração do que com as próprias palavras. Assim podemos definir a oradora da turma de formandos do Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais que ocorreu em Morretes, na semana de 09 a 13 de maio. Seu nome: Irene Rosa de Araújo.

Para Irene, tudo foi muito válido. “Eu não sabia nem ligar e desligar um computador”. Suas palavras foram todas no sentido de agradecimento. Ela agradeceu a Celepar pelo trabalho realizado, a Amamtanal por ter promovido esta capacitação, aos instrutores/monitores “pela paciência que tiveram com o grupo e, em especial comigo”.

Outro aluno que fez questão de agradecer publicamente foi Jahyr Tonetti que, quando da primeira capacitação ocorrida em 2013, presidia a Amamtanal e foi um dos 31 participantes. Brincando, ele disse que não foi um bom estudante, tanto que teve a necessidade de repetir o curso.

Tonetti, como na ocasião anterior, agradeceu a Celepar pela maneira profissional e carinhosa como a empresa, por meio dos seus professores, ministrou o treinamento com atenção a todos os alunos, independente do grau de conhecimento de cada participante.

O agradecimento era visível nos rosto dos 29 participantes do treinamento e, que na noite de sexta-feira (13), receberam os certificados em cerimônia marcada por muitas palmas, sorrisos, brincadeiras, discursos, poses para fotos, além de um delicioso coquetel de encerramento.

Esta capacitação realizada na Associação de Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal (Amamtanal), distante 6 km do centro do município, foi um pouco diferenciada, não ficando restrita às pessoas com idade superior a 60 anos. Ali, pela característica e necessidade da região, a faixa etária foi reduzida, permitindo a participação de mais jovens.

Sorrisos do presidente

Membro da diretoria em 2013, o atual presidente da Amamtanal, Paulino Kotaka era todo sorrisos. Sorrisos por mais uma parceria que deu certo, sorrisos pela maneira como a comunidade recebeu o curso, sorrisos pelo momento alegre e descontraído da solenidade de formatura, sorrisos porque ele vislumbra a possibilidade da associação contar com uma rede de fibra óptica para melhorar o acesso à internet na região.

Neste sentido, a Amamtanal encaminhou à Secretaria para Assuntos Estratégicos, por meio da Celepar, a documentação necessária para receber a fibra óptica da Copel, uma vez que naquele endereço funciona um telecentro, inaugurado em dezembro de 2015 pelo secretário Flávio Arns.

Em relação à parceria com a Celepar, Paulino Kotaka agradeceu ao presidente Jacson Carvalho Leite por, mais uma vez, atender um pedido da associação e que, na ótica dele, esta ação conjunta veio para ter continuidade. “Estamos realizando um trabalho de semeadura. Nós, Amamtanal e Celepar, estamos colocando no coração e na cabeça das pessoas boa sementes que, com absoluta certeza, vão trazer bons frutos. Através de iniciativa simples como esta, porém eficaz, estamos ajudando a construir uma sociedade melhor para todos”, disse ele. Kotaka também parabenizou a companhia pela doação de livros à biblioteca da Amamtanal.

Sexta-feira 13

Dizem que não existem coincidências na vida e que nada é por acaso. Por acaso ou sem acaso, a sexta-feira 13 é marcante nesta parceria Celepar/Amamtanal.

A entrega de certificados da primeira capacitação ocorrida em dezembro de 2013 foi na sexta-feira 13. Agora, o fato se repetiu. Só mudou o mês, maio. Mas o dia foi o mesmo, sexta-feira 13.

Participação

A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença de Jerferson Oliveira Fonseca, coordenador da Região do Litoral; Rosilene Vieira do Prado, secretária municipal de Educação, Tácio Barros, da área de informática da prefeitura, além dos demais diretores da Amamtanal.

A equipe da Celepar que atuou diretamente nesta capacitação foi composta por Dircélia Maria Alessi, Luiz Carlos de Lima, Alzemar Venâncio e Carlos Eduardo Bento. No encerramento, compareceram Eriel Macuco Filho, que representou o presidente Jacson Carvalho Leite, Maria Isabel de Paula, Walter Alfredo Martins e Sérgio Luis dos Santos Oliveira que, ao lado de Dircélia, foi instrutor da primeira turma. O ex-celepariano Valderi Pereira da Silva também se fez presente na solenidade de encerramento.

Alunos

Ademir Moreno
Adriana Chaves
Andréia de Jesus Pereira
Cézar Júlio Lemes Correia
Clairval Luiz Breda
Cleusa Maria Campos
Cristina Fernandes Ribeiro
Érica Taís Machado Fernandes
Gustavo de Rocco Gobetti
Irene Rosa de Araújo
Jahyr Tonetti
João Antunes dos Santos
Leandrina do Rocio Alves Correia Moreno
Letícia Cit
Luiz Gregório Campos
Marcos Antonio Frassini
Maria do Rocio Barbosa do Prado
Maria Odete Del Sechi Juliatto
Mateus Luiz de Souza
Nair Tavares Salvador
Osmar Alves de Araujo
Rafael Barbosa do Prado
Rhayara Maria Lemes Correia
Roberto Machado
Rosana Robassa Cagni
Rosemari Froguel Dias
Teresa Delay
Valter Alves
Vera Lúcia Sobrinho

GALERIA DE IMAGENS