Sinapse da Inovação Paraná bate recorde de inscrições em todo o país

O Paraná foi o estado que mais teve projetos submetidos, no Brasil, em todas as edições do Sinapse da Inovação. Foram 1851 ideias recebidas de 265 municípios do estado. O último recorde havia sido em sua sexta edição, realizada em Santa Catarina em 2017, em que recebeu 1791 propostas oriundas de 113 cidades catarinenses.
28/05/2019 - 14:30

Trata-se de um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que visa transformar ideias em negócios de sucesso. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Celepar e Fundação Araucária, operado pela Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e apoiado pelo Sebrae e Sistema Fiep, a edição paranaense do Sinapse alcançou o envolvimento e representatividade de 66% das cidades paranaenses.

“O Sinapse da Inovação é um projeto que proporciona oportunidades às grandes mentes do Estado, ao mesmo tempo em que mapeia ideias e oferece recursos para que elas sejam amadurecidas e se tornem cases inovadores, fomentando o ecossistema de inovação no Paraná”, ressaltou o diretor-presidente da Celepar Allan Costa.

Do total de inscritos, 25% das soluções apresentadas se aplicam ao setor de TI e Comunicação (TIC); 19% ao setor de Saúde e Bem-Estar e 8% se aplicam no setor de Economia Verde, seguidos de Educação e Economia Criativa, também com 8%. Agronegócio (6%), Mecânica e Mecatrônica (5%), Eletroeletrônica e Tecnologia de Alimentos (4%), Mobilidade e Transportes, Químico e Materiais e Construção Civil (3%); Biotecnologia (2%), Turismo e Energia, com 1%, completam a lista de 15 setores prioritários do programa.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, reafirmou a importância de trabalhar com inovação de uma forma integrada, envolvendo todas as secretarias do governo. “Nosso objetivo é justamente fazer esse Paraná Inovador e inovação passa, naturalmente, por um processo colaborativo onde o Estado gaste menos recurso, menos energia e tenha resultados efetivos, com geração de emprego e renda. Com ambiente para startups, que tenha condições de alavancar novos negócios. Por isso estamos pensando em inovação de uma forma integrada, envolvendo todas as secretarias e fazendo um diagnóstico de todos os ativos que temos no Estado.”

Das 1851 ideias inovadoras recebidas, 877 foram submetidas por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a 55 instituições de ensino. “O olhar jovem e inovador do governador Ratinho Júnior tem grande influência nesses números. Tem motivado todos a fortalecerem esta rede de inovação que temos a avançar para que o Paraná seja o estado mais inovador do país. Estamos alinhados com o Plano do Governo neste sentido e certos de que não há possibilidade de se pensar em desenvolvimento econômico sem que esteja associado a estratégias de inovação”, afirmou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

A instituição com o maior número de ideias submetidas foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 183 ideias. “Faz parte do DNA da nossa universidade a aplicação do conhecimento em forma de produto, em função deste caráter essencialmente tecnológico voltado à inovação. Fomos a única universidade do Paraná a ter dois doutorados profissionais aprovados pela CAPES, somados aos 12 mestrados profissionais que já temos”, lembrou o pró-reitor de pesquisa da UTFPR e presidente do Conselho Paranaense de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Valdir Fernandes.

Ainda entre as instituições com o maior número de propostas submetidas estão o Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR) com 95 projetos e a Faculdade de Pato Branco (FADEP) que teve 71 ideias. Dentre os empreendedores que submeteram projetos, 36% são pós-graduados ou estão cursando uma pós-graduação e 54% concluíram ou estão cursando o ensino superior. Também apresentaram ideias pessoas com formação técnica em andamento ou concluída (4%) e nos níveis médio (4%) e fundamental (2%).

Quanto à distribuição geográfica, as mesorregiões que mais submeteram propostas foram o Norte Central, com 373 ideias, a Metropolitana de Curitiba, com 285 ideias e a região Sudoeste, com 280 propostas.

As próximas fases do programa selecionarão as melhores ideias para receber o fomento: Fase 1, que selecionará 300 projetos, na Fase 2 serão 200 selecionados e na Fase 3, 100. O resultado preliminar da Fase 1 será divulgado no dia 10 de junho e as ideias que passarem pelas 3 fases de seleção, receberão R$ 40 mil em subvenção da Fundação Araucária. Ao longo de todo o processo os participantes recebem também diversas capacitações para aprimorar e validar seus projetos.

Celeiro da Inovação

O Sinapse da Inovação Paraná superou todos os números em sua primeira edição: recebeu 1851 ideias inovadoras e mais de 6mil participantes cadastrados no portal. Idealizado em 2008 pela Fundação Certi, o programa rodou seis edições em Santa Catarina, uma no Espírito Santo e uma no Amazonas. Até então, Santa Catarina mantinha o maior número de ideias submetidas, com 1791 propostas, seguido do Espírito Santo, com 1272 e Amazonas com 1188 ideias.

“O Paraná é um dos maiores celeiros de boas ideias e o Sinapse vai transformá-las em negócios inovadores promovendo o desenvolvimento do estado”, disse Leandro Carioni diretor executivo da Fundação Certi.

Os números são resultado da mobilização e atuação conjunta dos diferentes atores do ecossistema de inovação regional. Governo, Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação, empresas, mecanismos de inovação e entidades de apoio, além da equipe da Fundação Araucária que participaram ativamente da divulgação, orientação e disseminação da oportunidade aos empreendedores de todo o estado, mostrando a força paranaense quando o assunto é inovação.

Fonte: Fundação Araucária