Sistema da Celepar garante efetividade na comunicação da população com o governo 11/01/2012 - 17:40
Um novo sistema informatizado que integra todos os ouvidores dos órgãos do governo estadual em uma rede - para garantir mais efetividade na gerência das demandas dos cidadãos, reduzir o tempo de resposta e permitir maior controle sobre as medidas implementadas em cada caso - foi desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a pedido da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog) e Casa Civil. Em operação desde agosto, o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO) garante efetividade na gerência das demandas dos cidadãos, reduz o tempo de resposta e permite maior controle sobre as medidas implementadas em cada caso.
Para o presidente Jacson Carvalho Leite, a principal vantagem do SIGO é a capacidade de permitir que a comunicação entre o cidadão e o governo aconteça de forma ágil. Não por acaso, esta foi a tônica de uma conversa do presidente com o secretário de Corregedoria e Ouvidoria Geral, Cid Vasques, ano passado, onde eles avaliaram a criação de mais canais de comunicação da população com o governo. “É importante para a definição das futuras ações de governo ouvir sempre o maior número possível de pessoas”, destacou Leite na ocasião.
De acordo com Cid Vasques, o SIGO “é um instrumento com concepção de sistema corporativo, que funciona no ambiente de internet e fornece à Rede de Ouvidores uma ferramenta eficaz e rápida para acelerar o trabalho e facilitar nossa missão, que é atender às demandas da população”.
Segundo a coordenadora técnica da Celepar que atende a Seog, Débora Ruedell (DIDES-E2), com a implantação do sistema corporativo de comunicação entre o cidadão e a rede de ouvidores do governo, é possível gerenciar e acompanhar todas as reivindicações gerando indicadores sobre o desempenho das várias áreas do Estado, podendo melhorar os serviços prestados ao cidadão.
Solução
O analista da Celepar responsável pelo sistema, João Alfredo Knopik Junior, define a solução como eficiente e dinâmica, uma vez que torna a comunicação do cidadão com o governo do Estado muito mais rápida e eficaz. João Alfredo explica que para atender efetivamente todos as secretarias e órgãos que utilizam o SIGO, a ferramenta está em constante evolução. “O sistema não está totalmente finalizado, pois estamos a todo momento desenvolvendo novas funcionalidades e aprimorando as existentes, conforme as necessidades que vão surgindo devido às especificidades de cada secretaria”, diz.
Além disso, o sistema foi ampliado a fim de substituir o “Fale Conosco” dos órgãos do Estado, anteriormente feito apenas por e-mail, para esta forma mais ágil, eficiente e completa. “Afinal, neste sistema todas as formas de comunicação estão disponíveis à população. Telefone, internet, pessoal, carta etc. Acreditamos que este produto será o principal meio de comunicação do governo do Estado com os cidadãos”, afirma João Alfredo.
Demandas
Na Ouvidoria Geral do Estado, a maioria das demandas chega por meio da internet, seja pelo portal www.ouvidoria.pr.gov.br ou por correio eletrônico (ouvidoria@ouvidoria.pr.gov.br). Segundo Débora, todos os órgãos utilizam o SIGO. “O cidadão digita os dados no site da Seog e a equipe de ouvidores analisa e encaminha para o ouvidor do órgão responsável que responde no sistema”.
Em alguns destes órgãos, o processo é ainda mais ágil, pois a entrada dos dados é no site do próprio órgão, sem ter que passar pela Seog. São eles: Secretaria de Estado da Educação (Seed); Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa); Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Ouvidoria das Polícias do Estado; Casa Civil do Estado do Paraná; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju); Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além da própria Seog.
Ao acessar o serviço, o cidadão pode identificar-se, pedir sigilo e também fazer denúncias anônimas. Em todos os casos é emitido um protocolo de resposta, com senha, que permite o acompanhamento até a obtenção da resposta com a providência adotada pela Ouvidoria e pela administração pública. Ao longo de 2011, a Ouvidoria Geral registrou 6.350 manifestações de cidadãos, entre dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios.
O sistema armazena todos os registros, facilitando o atendimento especializado quando há um número maior de pedidos ou reclamações a respeito de um determinado assunto. Relatórios gerenciais periódicos permitem que secretários de cada pasta analisem as informações e, de posse dos dados, avaliem a eficácia, a eficiência e a efetividade das ações da administração estadual – por exemplo, de uma política pública aplicada a uma região, ou ao estado todo. Com isso é possível fortalecer uma ação ou até mesmo corrigir seus rumos, quando necessário.
Treinamentos
Desde o funcionamento do sistema foram realizados treinamentos com representantes dos órgãos e secretarias que utilizam o SIGO. No próximo dia 17 de janeiro, na Celepar, cerca de 15 ouvidores da SEJU, que já utilizam o sistema, receberão treinamento para conhecer todas as funcionalidades e facilidades do produto.
Informações: Agência Estadual de Notícias / Celepar
Para o presidente Jacson Carvalho Leite, a principal vantagem do SIGO é a capacidade de permitir que a comunicação entre o cidadão e o governo aconteça de forma ágil. Não por acaso, esta foi a tônica de uma conversa do presidente com o secretário de Corregedoria e Ouvidoria Geral, Cid Vasques, ano passado, onde eles avaliaram a criação de mais canais de comunicação da população com o governo. “É importante para a definição das futuras ações de governo ouvir sempre o maior número possível de pessoas”, destacou Leite na ocasião.
De acordo com Cid Vasques, o SIGO “é um instrumento com concepção de sistema corporativo, que funciona no ambiente de internet e fornece à Rede de Ouvidores uma ferramenta eficaz e rápida para acelerar o trabalho e facilitar nossa missão, que é atender às demandas da população”.
Segundo a coordenadora técnica da Celepar que atende a Seog, Débora Ruedell (DIDES-E2), com a implantação do sistema corporativo de comunicação entre o cidadão e a rede de ouvidores do governo, é possível gerenciar e acompanhar todas as reivindicações gerando indicadores sobre o desempenho das várias áreas do Estado, podendo melhorar os serviços prestados ao cidadão.
Solução
O analista da Celepar responsável pelo sistema, João Alfredo Knopik Junior, define a solução como eficiente e dinâmica, uma vez que torna a comunicação do cidadão com o governo do Estado muito mais rápida e eficaz. João Alfredo explica que para atender efetivamente todos as secretarias e órgãos que utilizam o SIGO, a ferramenta está em constante evolução. “O sistema não está totalmente finalizado, pois estamos a todo momento desenvolvendo novas funcionalidades e aprimorando as existentes, conforme as necessidades que vão surgindo devido às especificidades de cada secretaria”, diz.
Além disso, o sistema foi ampliado a fim de substituir o “Fale Conosco” dos órgãos do Estado, anteriormente feito apenas por e-mail, para esta forma mais ágil, eficiente e completa. “Afinal, neste sistema todas as formas de comunicação estão disponíveis à população. Telefone, internet, pessoal, carta etc. Acreditamos que este produto será o principal meio de comunicação do governo do Estado com os cidadãos”, afirma João Alfredo.
Demandas
Na Ouvidoria Geral do Estado, a maioria das demandas chega por meio da internet, seja pelo portal www.ouvidoria.pr.gov.br ou por correio eletrônico (ouvidoria@ouvidoria.pr.gov.br). Segundo Débora, todos os órgãos utilizam o SIGO. “O cidadão digita os dados no site da Seog e a equipe de ouvidores analisa e encaminha para o ouvidor do órgão responsável que responde no sistema”.
Em alguns destes órgãos, o processo é ainda mais ágil, pois a entrada dos dados é no site do próprio órgão, sem ter que passar pela Seog. São eles: Secretaria de Estado da Educação (Seed); Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa); Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Ouvidoria das Polícias do Estado; Casa Civil do Estado do Paraná; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju); Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além da própria Seog.
Ao acessar o serviço, o cidadão pode identificar-se, pedir sigilo e também fazer denúncias anônimas. Em todos os casos é emitido um protocolo de resposta, com senha, que permite o acompanhamento até a obtenção da resposta com a providência adotada pela Ouvidoria e pela administração pública. Ao longo de 2011, a Ouvidoria Geral registrou 6.350 manifestações de cidadãos, entre dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios.
O sistema armazena todos os registros, facilitando o atendimento especializado quando há um número maior de pedidos ou reclamações a respeito de um determinado assunto. Relatórios gerenciais periódicos permitem que secretários de cada pasta analisem as informações e, de posse dos dados, avaliem a eficácia, a eficiência e a efetividade das ações da administração estadual – por exemplo, de uma política pública aplicada a uma região, ou ao estado todo. Com isso é possível fortalecer uma ação ou até mesmo corrigir seus rumos, quando necessário.
Treinamentos
Desde o funcionamento do sistema foram realizados treinamentos com representantes dos órgãos e secretarias que utilizam o SIGO. No próximo dia 17 de janeiro, na Celepar, cerca de 15 ouvidores da SEJU, que já utilizam o sistema, receberão treinamento para conhecer todas as funcionalidades e facilidades do produto.
Informações: Agência Estadual de Notícias / Celepar