Sistema de merenda escolar do Paraná, desenvolvido pela Celepar, é finalista em prêmio nacional 18/11/2013 - 18:40
O sistema eletrônico desenvolvido pela Celepar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação para compra e controle de alimentos da agricultura familiar é um dos finalistas nacionais da 7ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013. Esta ferramenta ajuda a selecionar cooperativas e associações de produtores para fornecer merenda dos 1,3 milhão de estudantes da rede estadual.
No Brasil inteiro foram inscritas 1.011 iniciativas. Destas, 192 foram certificadas como tecnologias sociais e 30 passaram para a fase final. O sistema de merenda escolar do Paraná concorre na categoria Gestores Públicos. Os vencedores serão conhecidos em 19 de novembro, em Brasília.
Segundo a coordenadora de atendimento a clientes da Celepar, Marcia Sens, esta indicação ao prêmio é sinônimo do reconhecimento pela dedicação da equipe no desenvolvimento desta solução. “Isto foi fruto do empenho de todos os envolvidos, destacando-se o gerente do projeto Danillo Bazello, com o objetivo de melhorar a qualidade e o controle sobre a merenda escolar”.
Ao longo de 2013, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda. Foram cadastradas 132 instituições de agricultores familiares no sistema eletrônico. São 83 itens alimentícios de 12 grupos diferentes para a merenda: açúcares, carne e ovos, cereal, feijão, frutas, hortaliças, iogurte e similar, legumes, leite, outros lácteos, panificados e sucos.
Outra grande vantagem da participação de pequenos produtores no fornecimento da merenda é a redução da distância no transporte de alimentos até as escolas. O sistema eletrônico faz a classificação dos agricultores conforme a localização da propriedade, o que poupa tempo, gera menos poluição com transporte e garante alimentos frescos e de grande qualidade.
A tecnologia também permite a classificação entre produtores orgânicos, sazonalidade do produto e produção de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas. Desde 2010, o sistema eletrônico passou por vários aperfeiçoamentos e atualmente é possível buscar informações sobre cada tipo de produto oferecido na merenda escolar em todo o Estado.
A pesquisa ajuda na logística para levar os alimentos às 2.368 escolas da rede estadual. Em três anos, a quantidade de alimentos da agricultura familiar subiu de 1.885 toneladas para 12.477 toneladas. Os alimentos orgânicos na merenda dos alunos também subiu de 9 toneladas para 2.537 toneladas.
“A utilização dos alimentos vindos da agricultura familiar pelas escolas proporciona maior diversificação nos cardápios, com mais nutrientes e saúde para o desenvolvimento dos alunos”, afirmou a nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.
Outro ponto positivo é que os alimentos da agricultura familiar na merenda ajudam a incentivar uma alimentação mais saudável entre os alunos. Essa também é uma das ações da Celepar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação para reverter o quadro de obesidade e sobrepeso que atinge 25% dos estudantes da rede estadual.
No Brasil inteiro foram inscritas 1.011 iniciativas. Destas, 192 foram certificadas como tecnologias sociais e 30 passaram para a fase final. O sistema de merenda escolar do Paraná concorre na categoria Gestores Públicos. Os vencedores serão conhecidos em 19 de novembro, em Brasília.
Segundo a coordenadora de atendimento a clientes da Celepar, Marcia Sens, esta indicação ao prêmio é sinônimo do reconhecimento pela dedicação da equipe no desenvolvimento desta solução. “Isto foi fruto do empenho de todos os envolvidos, destacando-se o gerente do projeto Danillo Bazello, com o objetivo de melhorar a qualidade e o controle sobre a merenda escolar”.
Ao longo de 2013, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda. Foram cadastradas 132 instituições de agricultores familiares no sistema eletrônico. São 83 itens alimentícios de 12 grupos diferentes para a merenda: açúcares, carne e ovos, cereal, feijão, frutas, hortaliças, iogurte e similar, legumes, leite, outros lácteos, panificados e sucos.
Outra grande vantagem da participação de pequenos produtores no fornecimento da merenda é a redução da distância no transporte de alimentos até as escolas. O sistema eletrônico faz a classificação dos agricultores conforme a localização da propriedade, o que poupa tempo, gera menos poluição com transporte e garante alimentos frescos e de grande qualidade.
A tecnologia também permite a classificação entre produtores orgânicos, sazonalidade do produto e produção de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas. Desde 2010, o sistema eletrônico passou por vários aperfeiçoamentos e atualmente é possível buscar informações sobre cada tipo de produto oferecido na merenda escolar em todo o Estado.
A pesquisa ajuda na logística para levar os alimentos às 2.368 escolas da rede estadual. Em três anos, a quantidade de alimentos da agricultura familiar subiu de 1.885 toneladas para 12.477 toneladas. Os alimentos orgânicos na merenda dos alunos também subiu de 9 toneladas para 2.537 toneladas.
“A utilização dos alimentos vindos da agricultura familiar pelas escolas proporciona maior diversificação nos cardápios, com mais nutrientes e saúde para o desenvolvimento dos alunos”, afirmou a nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.
Outro ponto positivo é que os alimentos da agricultura familiar na merenda ajudam a incentivar uma alimentação mais saudável entre os alunos. Essa também é uma das ações da Celepar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação para reverter o quadro de obesidade e sobrepeso que atinge 25% dos estudantes da rede estadual.