Sistema desenvolvido pela Celepar auxilia na gestão de resíduos sólidos do Estado

O sistema chamado “Contabilizando resíduos” possui dois módulos dedicados ao cadastro de informações e de instituições ligadas à logística reversa
27/09/2021 - 18:06

Neste mês se iniciou a implantação do sistema “Contabilizando resíduos”, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). A plataforma tem o objetivo de contribuir na gestão de resíduos sólidos do Paraná.

O sistema conta com dois novos módulos: o de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que funcionará em 10 municípios como um projeto-piloto, e o de Logística Reversa (LR), já liberado para empresas de todo o Estado.

O preenchimento dos dados no sistema deverá ser realizado pelos gestores públicos municipais e/ou fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes ou seus representantes, de produtos e embalagens pós-consumo sujeitos à logística reversa.

“Essas informações permitirão melhor direcionamento e captação de recursos financeiros pelo Estado do Paraná, auxiliando em projetos e obras de infraestrutura, equipamentos e serviços para gestão de resíduos sólidos aos municípios paranaenses, além de monitorar a aplicação da Logística Reversa no Estado”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

"Esta é mais uma grande iniciativa em parceria com a Sedest que busca facilitar e desburocratizar processos com o uso da tecnologia. Desta forma, além de possibilitarmos um gerenciamento mais ágil, ajudamos o meio ambiente do nosso planeta e caminhamos com a missão de transformar o Paraná no Estado mais inovador do país", afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Módulos do sistema

O Módulo Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) realiza o cadastro das informações sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos dedicados aos municípios paranaenses, como os sistemas de coleta, coleta seletiva, segregação, acondicionamento, valorização de materiais, transporte, transbordo, tratamento e disposição final. O cadastro das informações é realizado pelos gestores públicos municipais.

O Módulo Logística Reversa (LR) é destinado a fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes ou seus representantes, de produtos e embalagens pós-consumo sujeitos à logística reversa. Esta ferramenta possibilita o cadastro do Plano de Logística Reversa (PLR) e de Relatórios Comprobatórios do Plano de Logística Reversa (RCPLR), que serão analisados por uma equipe técnica responsável