Sistema desenvolvido pela Celepar contribui com informatização nas farmácias do HUM 27/09/2013 - 15:30

O analista Edson Chitz e o técnico de implantação de sistemas e treinamento Geraldo Demário atuaram em conjunto com a equipe de informática do Hospital Universitário de Maringá (HUM) na implantação do Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) no mês de setembro. O software foi desenvolvido pela Celepar, visando auxiliar no controle de estoque de medicamentos e materiais médico-hospitalares concentrados na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Outra função disponibilizada pelo GSUS, é rastrear o caminho percorrido pelo material ou medicamento, até chegar ao paciente. Parte do processo envolveu o treinamento de funcionários do hospital, sendo ministrado pela equipe da Coordenação de Sistemas e Informação A4 da Celepar.

Segundo Edson Chitz, os maiores benefícios da implantação do módulo de farmácia para o HUM, são a administração, gerenciamento e controle sobre os medicamentos no âmbito hospitalar, bem como nas diversas farmácias do hospital. “O sistema permite a dispensação integrada ao prontuário do paciente, efetuando o compartilhamento das informações entre os diversos hospitais do Estado que utilizam o GSUS”.

Após análise em conjunto com o núcleo de informática do HUM, foram verificados os requisitos deste hospital, definições de fluxos, de processos e ajustes de rotinas que serão realizados para implantação dos módulos de ambulatório, pronto atendimento, SAME e internação, os quais deverão estar disponíveis até o final do ano.

De acordo com Geraldo Demário a tarefa realizada (o trabalho e a dedicação dos usuários da farmácia) atinge o objetivo do fluxo do sistema funcionar, em plena produção, como foi planejado, implementado e implantado pelos analistas da Celepar. "O HUM está com o módulo de farmácia implantado, com o uso será refinado o processo operacional, o que muda as rotinas de trabalho das pessoas e, principalmente, o tempo de realização das atividades. O treinamento iniciado em 5 de setembro foi concluído no dia 20/09 e todas as pessoas envolvidas com o processo da farmácia estão treinadas (farmacêuticos, técnicos, supervisão e gestores). Logo, com o monitoramento dos gestores e supervisores o processo será seguido e estabelecido como rotina no serviço da farmácia, através do sistema GSUS”.

Esta implantação foi possibilitada por meio de uma parceria entre o Hospital Universitário de Maringá (HUM), as secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), de Estado da Saúde (SESA) e a Companhia da Tecnologia e Informação do Paraná – Celepar.

GALERIA DE IMAGENS