Sistema desenvolvido pela Celepar garante matrícula de alunos em escolas estaduais 11/11/2015 - 14:50

O Sistema de Matrículas por Georreferenciamento, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, utiliza o georreferenciamento como ferramenta, para auxiliar no direcionamento dos alunos, para o 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, para matrícula na escola mais próxima de sua residência, desde o ano de 2004.

É através da localização por georreferenciamento, do poste de energia elétrica mais próximo da residência do aluno, que estes são espacializados no mapa do sistema. Os dados de Georreferenciamento, são obtidos após inserção do Código da Unidade Consumidora (UC) existente nas contas de energia elétrica, em campo próprio da ficha cadastral de cada aluno, no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), (também desenvolvido pela Celepar). Ainda no Sistema SERE, estes dados são cruzados com os bancos de dados de consumidores, fornecidos pelas empresas distribuidoras de energia, gerando a Coordenada de cada aluno.

O sistema permite que as vagas das escolas estaduais, sejam garantidas primeiramente, aos alunos que residem próximos a cada instituição. Para evitar conflitos e equilibrar o número de vagas disponíveis em cada região, foi criado o conceito de área de abrangência, que define um limite de área ao redor de cada escola. Esta delimitação é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação, direções das Instituições de Ensino Estaduais e colaboração das Secretarias Municipais de Educação. As áreas de abrangência também consideram a acessibilidade a Instituição (rodovias, avenidas, rios, ferrovias, etc.) e surgimento de novos bairros.

O final do processo de georreferenciamento é a geração da carta-matrícula que indica e garante vaga escolar aos alunos, em determinada Instituição de Ensino estadual.

Georreferenciamento

Georreferenciar é localizar com precisão, através de coordenadas quaisquer pontos que possam ser lançados no mapa local, regional ou do globo terrestre.

GALERIA DE IMAGENS