Sistema desenvolvido pela Celepar garante planejamento para escolas estaduais paranaenses 18/07/2014 - 16:20

A Celepar, em parceria com a Secretaria da Educação (SEED), desenvolveu uma solução para gerenciar a prestação de contas de recursos descentralizados recebidos por entidades ligadas àquela pasta, como, por exemplo, escolas da rede estadual de ensino, escolas agrícolas, centros profissionalizantes, núcleos regionais da secretaria, além das unidades descentralizadas, entre elas, o parque de ciências. Trata-se do Sistema de Gestão de Recursos Financeiros (GRF).

A ferramenta permite o planejamento, o registro e o controle dos gastos efetuados pelas entidades, auxilia na análise, conferência e monitoramento das prestações de contas, disponibiliza relatórios gerenciais para diversas áreas da secretaria e Tribunal de Contas do Estado, ao mesmo tempo em que possibilita à comunidade ter acesso às informações referentes às despesas das escolas estaduais, com a finalidade de permitir o controle dos recursos repassados às mesmas.

Com a implantação do sistema, o processo de prestação de contas tornou-se mais ágil e eficiente, facilitando o planejamento financeiro às escolas paranaenses, possibilitando a transparência dos gastos à população, uma vez que as informações registradas no sistema estão disponíveis em tempo real, fornecendo dados para planejamento e decisões gerenciais.

Por ser uma iniciativa inédita no país, o programa que está registrado no INPI sob o nº 12.616-6, já foi cedido para outros órgãos do Estado do Paraná (Polícia Militar, Departamento da Polícia Civil Secretaria da Segurança Pública e Secretaria da Justiça), além do Estado do Amazonas.

Prêmio e-Gov

O GRF foi finalista na 13ª edição do Prêmio e-Gov na categoria e-Administração Pública, promoção da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Neste ano, foram inscritos 125 trabalhos, experiências aplicadas nos governos Federal, Estadual e Municipal. A cerimônia de premiação ocorreu em maio, durante a abertura do 42º Seminário Nacional de TIC (Secop), em Foz do Iguaçu (PR), evento organizado pela Celepar.

De acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, o prêmio, ao mesmo tempo, é um reconhecimento às soluções voltadas à modernização da gestão pública e um desafio para o desenvolvimento de novos projetos com ênfase na melhoria da prestação dos serviços públicos aos cidadãos atendidos pelas três esferas de governos.

A analista da Coordenação de Sistemas de Informação da Celepar, Jucélia de Lima Pires Machado, responsável pelo projeto premiado, conta que ser finalista do Prêmio e-Gov foi muito estimulante para os envolvidos no desenvolvimento do sistema. “É o reconhecimento do trabalho de uma equipe que dá o melhor de si para por em prática projetos que façam a diferença para seus usuários”, comemora Jucélia.

Além do Sistema de Gestão de Recursos Financeiros (GRF), o Paraná, na mesma edição do Secop, ganhou destaque no Prêmio e-Gov com outros projetos da Celepar. O Sistema de Merenda Escolar, iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação para auxiliar na gestão e produção das merendas em escolas estaduais, foi um dos quatro finalistas na categoria e-Administração Pública.

Outro finalista foi o Sistema Estadual de Regulação “Saúde para todo Paraná”, que auxilia a administração hospitalar em 396 municípios, por meio das 22 regionais de saúde do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS