Sistema desenvolvido pela Celepar reduz tempo de espera por exame prático de direção 16/10/2015 - 15:37
A Celepar em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou um novo sistema de apoio para planejamento, gestão e distribuição eletrônica das vagas para o exame prático de direção, resultando na otimização de recursos e redução em dez dias, em média, do tempo de espera dos candidatos à primeira habilitação ou alteração de categoria.
As principais mudanças no modelo foram a ênfase na mensuração das demandas para apoio do planejamento e otimização de recursos, a adoção da distribuição proporcional das vagas para os Centros de Formação de Condutores (CFC) de acordo com a necessidade apurada, a garantia mínima de vagas por centros, a reorganização da periodicidade da abertura das vagas e a possibilidade dos CFCs gerenciarem suas vagas de acordo com os seus planejamentos e eventuais necessidades de cada candidato.
“Entendemos que é essencial agilizar o processo de primeira habilitação em todas as fases. O exame prático é a última etapa antes de o candidato receber a Carteira Nacional de Habilitação. A demanda é imensa e só é possível encontrar soluções conversando e ouvindo os parceiros”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
"A nova solução desenvolvida pela Celepar está sendo muito elogiada pelos CFCs, por conta dos inúmeros ganhos operacionais que proporciona. Ela traz ganhos também para o Detran, na medida em que otimiza a estrutura de avaliação dos candidatos. É um ótimo exemplo de solução em que todos ganham, com benefícios diretos para as dezenas de milhares de paranaenses que utilizam estes serviços do Detran-PR", destacou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.
Planejamento
O módulo de Planejamento e Distribuição de Vagas do Exame Prático foi intensamente estudado pelas equipes do Detran e da Celepar com o apoio dos CFCs, tendo como analista responsável Eldimar Soares Teixeira, da Coordenação de Sistemas de Informação (COSIN D-1). O sistema tem a característica de identificar todos os candidatos aptos a fazer o exame, munir a equipe gerencial do Detran com estimativas e processar a distribuição das vagas entre os centros de acordo com a demanda e os recursos disponibilizados pelo Detran, com isso evita congestionamento do sistema e dá a liberdade do CFC organizar seus alunos da maneira que julgar adequado.
"A proposta do Detran foi muito pertinente, pois o problema não era a interface em si. Somamos esforços, extraímos indicadores e reorganizamos o sistema com foco no planejamento para tomada de decisão, com isso a fila de espera foi extinta em alguns lugares ou então reduzida drasticamente em outros, o pátio de exames está com um fluxo mais adequado, os examinadores tiveram o seu tempo otimizado e o Detran consegue trabalhar em ações preventivas", informou Teixeira.
Com o modelo eletrônico, cada autoescola pode fazer o agendamento até as 15h do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a demanda e capacidade da empresa, garantido uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, reduzindo a necessidade dos encaixes de horários.
O projeto começou com um piloto em Campo Largo. Em Curitiba os testes do novo sistema começaram em julho deste ano. “Melhorou muito, agora podemos nos programar com os veículos, colocar mais alunos por horário, fazer os testes no mesmo dia”, comentou Brasílio Teixeira de Britto, dono da Autoescola Britto.
O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran. Desta forma, o acesso ao sistema de agendamento não fica mais sobrecarregado, o que acontecia quando 900 autoescolas de todo o Estado tentavam agendar os exames simultaneamente.
As principais mudanças no modelo foram a ênfase na mensuração das demandas para apoio do planejamento e otimização de recursos, a adoção da distribuição proporcional das vagas para os Centros de Formação de Condutores (CFC) de acordo com a necessidade apurada, a garantia mínima de vagas por centros, a reorganização da periodicidade da abertura das vagas e a possibilidade dos CFCs gerenciarem suas vagas de acordo com os seus planejamentos e eventuais necessidades de cada candidato.
“Entendemos que é essencial agilizar o processo de primeira habilitação em todas as fases. O exame prático é a última etapa antes de o candidato receber a Carteira Nacional de Habilitação. A demanda é imensa e só é possível encontrar soluções conversando e ouvindo os parceiros”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
"A nova solução desenvolvida pela Celepar está sendo muito elogiada pelos CFCs, por conta dos inúmeros ganhos operacionais que proporciona. Ela traz ganhos também para o Detran, na medida em que otimiza a estrutura de avaliação dos candidatos. É um ótimo exemplo de solução em que todos ganham, com benefícios diretos para as dezenas de milhares de paranaenses que utilizam estes serviços do Detran-PR", destacou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.
Planejamento
O módulo de Planejamento e Distribuição de Vagas do Exame Prático foi intensamente estudado pelas equipes do Detran e da Celepar com o apoio dos CFCs, tendo como analista responsável Eldimar Soares Teixeira, da Coordenação de Sistemas de Informação (COSIN D-1). O sistema tem a característica de identificar todos os candidatos aptos a fazer o exame, munir a equipe gerencial do Detran com estimativas e processar a distribuição das vagas entre os centros de acordo com a demanda e os recursos disponibilizados pelo Detran, com isso evita congestionamento do sistema e dá a liberdade do CFC organizar seus alunos da maneira que julgar adequado.
"A proposta do Detran foi muito pertinente, pois o problema não era a interface em si. Somamos esforços, extraímos indicadores e reorganizamos o sistema com foco no planejamento para tomada de decisão, com isso a fila de espera foi extinta em alguns lugares ou então reduzida drasticamente em outros, o pátio de exames está com um fluxo mais adequado, os examinadores tiveram o seu tempo otimizado e o Detran consegue trabalhar em ações preventivas", informou Teixeira.
Com o modelo eletrônico, cada autoescola pode fazer o agendamento até as 15h do dia útil anterior ao exame. A vaga estará garantida pelo processo, de acordo com a demanda e capacidade da empresa, garantido uma cota mínima de exames para cada autoescola e, com isso, reduzindo a necessidade dos encaixes de horários.
O projeto começou com um piloto em Campo Largo. Em Curitiba os testes do novo sistema começaram em julho deste ano. “Melhorou muito, agora podemos nos programar com os veículos, colocar mais alunos por horário, fazer os testes no mesmo dia”, comentou Brasílio Teixeira de Britto, dono da Autoescola Britto.
O Detran dividiu também os dias de abertura de vagas por Ciretran. Desta forma, o acesso ao sistema de agendamento não fica mais sobrecarregado, o que acontecia quando 900 autoescolas de todo o Estado tentavam agendar os exames simultaneamente.