Sistema para gestão de bibliotecas é utilizado com êxito nos órgãos paranaenses 03/08/2015 - 14:36

Um sistema para gestão de bibliotecas, desenvolvido na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), está em funcionamento em alguns órgãos do Estado e contribuindo efetivamente com os servidores no processo de gestão de empréstimo de materiais para públicos internos e externos.

Atualmente o sistema está sendo utilizado na gestão das bibliotecas do Colégio Estadual do Paraná (CEP), da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) e da Escola de Danças do Teatro Guaíra (EDTG). Em breve também estará gerenciando o acervo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).

O Sistema foi criado em 2011, pelo técnico da COSIN-A6, Luis Rafael Lang, especificamente para a Biblioteca Professor Edson Luiz de Oliveira do Colégio Estadual do Paraná e, posteriormente, implementado na RTVE (em 2012) e na Escola de Danças do Teatro Guaíra (em 2014). Ele foi concebido com a base de dados em MicroISIS e SEIbib para o gerenciamento do acervo, tendo a sua formulação com foco no serviço de empréstimo/devolução e demais necessidades da relação do ambiente da biblioteca com o usuário solicitante buscando simplificar ao máximo a atuação dos operadores no dia a dia.

Lang aponta que o sistema tem otimizado muito o serviço dos operadores locais por mapear de maneira simples todos os materiais do acervo das bibliotecas em questão, inclusive possibilitando o acesso ao histórico de todo destino dos materiais emprestados, a um sistema organizado de gestão de multas e tipos de catalogação, dando a possibilidade de parametrizar o sistema de acordo com a especificidade de cada local e cada grupo de solicitantes, “tudo de maneira automática e estável”, ressalta Lang.

Segundo a coordenadora da biblioteca do Colégio Estadual do Paraná, a pedagoga Carla Cristina Klinguelfus Mendes, o sistema desenvolvido pela Celepar potencializou a prática diária por oportunizar o cadastramento das obras e o atendimento do usuário no que se refere ao empréstimo e devolução de material cadastrado de forma ágil. Salienta também a geração de relatórios diversos sobre todas as rotinas da biblioteca destacando que “o sistema informa o usuário sobre as datas para entrega dos materiais emprestados, através de e-mail, possibilitando temporizações diferentes para os diversos tipos de cadastramento conforme a categoria do usuário (professor, aluno ou servidor)”.

O sistema de bibliotecas está em constante atualização e sempre se adaptando as especificidades e demandas de cada local em que está instalado. O objetivo é que ele possa ser disponibilizado a todas os interessados em um sistema para bibliotecas que foque no usuário e na praticidade do processo de gestão dos empréstimos e devoluções.

GALERIA DE IMAGENS