Sistema para regularização fundiária está sendo desenvolvido pela Celepar 20/01/2017 - 14:20
Com o objetivo de aprimorar o fluxo de regularização fundiária do Estado, realizada pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), a Celepar está desenvolvendo o Sistema de Regularização de Terras do Paraná (SRTP). Ele será responsável pela padronização e reaproveitamento de documentos utilizados pelo ITCG, além de permitir uma organização fácil e centralizada que oferece acesso às informações para todos os envolvidos. O sistema contará também com uma interface para consultas geográficas das áreas de interesse.
O Sistema de Titulação de Terras (STT) era o responsável pelo controle de títulos emitidos pelo ITCG, entretanto, esse sistema não possui capacidade de suportar o processo de regularização fundiária, pois possui apenas a função de controlar os títulos. Além disso, o STT apresenta um método de utilização que dificulta o cadastro e a consulta das informações.
“O primeiro módulo do SRTP desenvolvido foi o módulo do STT, migrando todas as informações dos títulos cadastrados no STT (cerca de 90.000 títulos) e disponibilizando meios de consulta e alteração destas informações. Assim, todos teriam acesso aos dados que antes estavam de alguma forma indisponíveis devido à dificuldade na procura das informações. No novo módulo STT, é possível consultar e alterar os dados de imóveis, títulos, titulados e escrituras”, relatou o analista responsável pelo sistema, Cassiano Marin Beltrame.
As informações que constam no STT são de extrema importância para o funcionamento do ITCG, pois ele depende dos conteúdos históricos sobre as terras disponíveis no sistema. “Após a implantação do módulo STT, diminuíram as consultas feitas diretamente nos arquivos físicos (fichas em papel), priorizando a consulta no sistema pela praticidade e facilidade de uso”, ressaltou analista Cassiano Beltrame.
Implantação
O módulo foi implantado em 13/10/2016 e o sistema SRTP continua em desenvolvimento.
Equipe
Silvia Angélica de Oliveira, Cassiano Marin Beltrame, Hildeberto Lopes Filho e Alberto Aparecido Soares (COSIN-A5) e José Eduardo Rodrigues (Coordenador de Atendimento).
O Sistema de Titulação de Terras (STT) era o responsável pelo controle de títulos emitidos pelo ITCG, entretanto, esse sistema não possui capacidade de suportar o processo de regularização fundiária, pois possui apenas a função de controlar os títulos. Além disso, o STT apresenta um método de utilização que dificulta o cadastro e a consulta das informações.
“O primeiro módulo do SRTP desenvolvido foi o módulo do STT, migrando todas as informações dos títulos cadastrados no STT (cerca de 90.000 títulos) e disponibilizando meios de consulta e alteração destas informações. Assim, todos teriam acesso aos dados que antes estavam de alguma forma indisponíveis devido à dificuldade na procura das informações. No novo módulo STT, é possível consultar e alterar os dados de imóveis, títulos, titulados e escrituras”, relatou o analista responsável pelo sistema, Cassiano Marin Beltrame.
As informações que constam no STT são de extrema importância para o funcionamento do ITCG, pois ele depende dos conteúdos históricos sobre as terras disponíveis no sistema. “Após a implantação do módulo STT, diminuíram as consultas feitas diretamente nos arquivos físicos (fichas em papel), priorizando a consulta no sistema pela praticidade e facilidade de uso”, ressaltou analista Cassiano Beltrame.
Implantação
O módulo foi implantado em 13/10/2016 e o sistema SRTP continua em desenvolvimento.
Equipe
Silvia Angélica de Oliveira, Cassiano Marin Beltrame, Hildeberto Lopes Filho e Alberto Aparecido Soares (COSIN-A5) e José Eduardo Rodrigues (Coordenador de Atendimento).