Solução da Celepar propõe tramitação digital de inquéritos policiais e judiciais no Estado
12/12/2018 - 14:51

No mês de novembro foi implementado na Delegacia de Pinhais, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e Ministério Público do Estado (MPPR) o projeto-piloto de Inquérito Digital, solução desenvolvida pela Celepar que integra os sistemas das polícias Militar e Civil com os órgãos do sistema de justiça do estado.
Esta iniciativa tem o objetivo de modernizar a tramitação das informações entre as instituições, consolidando, com isso, a integração do sistema criminal.

A partir desta implantação, todos os procedimentos de atendimento da polícia ficam disponíveis online, desde o atendimento da ocorrência no 190 até o encaminhamento do judiciário. Na Polícia Civil o trabalho está sendo implantado aos poucos, iniciando pelo município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O sistema prevê o compartilhamento de informações como inquéritos policiais, termos circunstanciados, ações e execuções penais em andamento, dados constantes na base estadual do Detran/PR e do sistema de informações penitenciárias, entre outras necessárias à efetivação dessa integração.

O intuito do Inquérito Digital é permitir aos agentes públicos, dos diferentes órgãos que atuam nos processos criminais, agilidade na elaboração dos instrumentos jurídicos e conferir maior racionalidade às rotinas e aos procedimentos relacionados.

"A implantação do Inquérito Digital é um marco importante na modernização da área de segurança pública. A solução desenvolvida pela Celepar possui módulos fortemente integrados que promovem a integração dos processos entre as forças policiais, Ministério Público e Judiciário. Os benefícios trazidos pelo sistema para as instituições são muito significativos e elevam o Paraná como modelo de atuação em segurança pública no cenário nacional", destacou o coordenador de atendimento da Celepar, Jair Fernandes.


Equipe Celepar

Sistema da Polícia Civil de Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJe)
Abner do Nascimento Machado
Fábio Massao Hasegawa

Sistema da Polícia Militar (Eproc)
Holiwod Borges Alves Ribeiro
Jones Paulo Pozzatti
Luis Alberto Paiva
Luiz Gustavo Matos de Lima
Luiz Marcelo Baldi
Marco Roberto Campos Koga
Ricardo Vasselai Paulino
Robson Ziviani

Treinamento e suporte ao cliente
Elisabete do Nascimento Pontoni
Karla Manfredini
Rosangela Ribierski

Empregados que contribuíram nas soluções usadas no projeto e nas integrações entre os sistemas
Alexandre de Oliveira Pereira
Edson Faria Alves
Giuliano Diego Barbarra
Jurandir Cordeiro Goncalves
Rubens Faria de Brito Filho

Coordenador de atendimento
Jair Fernandes

Gerente de Sistemas de Informação A (GSI-A)
Juliana Wosniak de Morais

Coordenadora de Sistemas de Informação A7 (COSIN-A7)
Dulci Leia Sena Ribeiro

Confira as fotos