Solução de gestão de serviços de TI é apresentada na Celepar 23/12/2014 - 13:26
Com a conclusão dos trabalhos de definição de processos e customização da ferramenta Supravizio, tem início a etapa de implantação do projeto-piloto da Gestão de Incidentes, que deverá ser o embrião da Governança Corporativa de TI na Celepar.
Foram realizadas duas palestras nos dias 17 e 19 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente, destinadas às áreas envolvidas no projeto-piloto. Ocorreu também um treinamento específico aos empregados da Divisão de Operações (DIOPE). Os responsáveis pela apresentação foram os coordenadores Yuri Schultz, da Divisão de Operações (DIOPE) e Eleni Hiratsuka, da Coordenação de Melhoria de Processos (COMEP), além de Rodrigo Krüger, da Gerência de Monitoramento e Operação (GMO) e Anderson Peliky, da COMEP.
Para Yuri Schultz, o objetivo é buscar melhorias na gestão dos serviços da companhia, pois o sucesso de uma ação conjunta começa com o comprometimento de cada indivíduo. Eleni abordou a importância de evidenciar e conhecer os incidentes. “Com a inserção destes dados, será possível visualizar eventos nos serviços da Celepar, para análise e tomada de ações, visando a redução de tempo da indisponibilidade do serviço”. Ela ressaltou ainda que a implementação do projeto-piloto, em um primeiro momento, servirá como coleta de informações para subsidiar melhorias na solução.
Os empregados Rodrigo Krüger e Anderson Peliky abordaram as funcionalidades da ferramenta e apresentaram a parte operacional. Krüger explicou que um dos exemplos mais comuns de incidentes é a indisponibilidade de um portal. “Com a implantação da ferramenta, o tratamento do incidente, desde a identificação até a solução, será executado de forma rápida e prática, além de dar à companhia uma ampla visibilidade sobre a disponibilidade de seus serviços".
Governança de TI
A Governança de TI consiste na avaliação, definição, disseminação, direção e controle dos processos que garantam que a TI suporte as estratégias e objetivos organizacionais.
Equipes envolvidas
O projeto, patrocinado pelas diretorias de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI), de Infraestrutura e Operações (DO) e Desenvolvimento de Soluções Corporativas (DD) da Celepar, tem em sua liderança as gerências de Inovação Corporativa (GIC), de Monitoramento e Operação (GMO) e Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC), mas pela própria natureza da governança, conta com amplo envolvimento de todas as áreas técnicas da empresa.
Foram realizadas duas palestras nos dias 17 e 19 de dezembro, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente, destinadas às áreas envolvidas no projeto-piloto. Ocorreu também um treinamento específico aos empregados da Divisão de Operações (DIOPE). Os responsáveis pela apresentação foram os coordenadores Yuri Schultz, da Divisão de Operações (DIOPE) e Eleni Hiratsuka, da Coordenação de Melhoria de Processos (COMEP), além de Rodrigo Krüger, da Gerência de Monitoramento e Operação (GMO) e Anderson Peliky, da COMEP.
Para Yuri Schultz, o objetivo é buscar melhorias na gestão dos serviços da companhia, pois o sucesso de uma ação conjunta começa com o comprometimento de cada indivíduo. Eleni abordou a importância de evidenciar e conhecer os incidentes. “Com a inserção destes dados, será possível visualizar eventos nos serviços da Celepar, para análise e tomada de ações, visando a redução de tempo da indisponibilidade do serviço”. Ela ressaltou ainda que a implementação do projeto-piloto, em um primeiro momento, servirá como coleta de informações para subsidiar melhorias na solução.
Os empregados Rodrigo Krüger e Anderson Peliky abordaram as funcionalidades da ferramenta e apresentaram a parte operacional. Krüger explicou que um dos exemplos mais comuns de incidentes é a indisponibilidade de um portal. “Com a implantação da ferramenta, o tratamento do incidente, desde a identificação até a solução, será executado de forma rápida e prática, além de dar à companhia uma ampla visibilidade sobre a disponibilidade de seus serviços".
Governança de TI
A Governança de TI consiste na avaliação, definição, disseminação, direção e controle dos processos que garantam que a TI suporte as estratégias e objetivos organizacionais.
Equipes envolvidas
O projeto, patrocinado pelas diretorias de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI), de Infraestrutura e Operações (DO) e Desenvolvimento de Soluções Corporativas (DD) da Celepar, tem em sua liderança as gerências de Inovação Corporativa (GIC), de Monitoramento e Operação (GMO) e Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC), mas pela própria natureza da governança, conta com amplo envolvimento de todas as áreas técnicas da empresa.