Solução implantada no ICI pelo presidente da Celepar é apresentada aos representantes das universidades estaduais 28/09/2011 - 16:15
Reforçar a aliança entre Estado e Município a fim de prover soluções em tecnologia da informação é um dos objetivos da gestão Jacson Carvalho Leite, com base na política do governo Beto Richa. Para tanto, o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) esteve reunido no Instituto Curitiba de Informática (ICI) com representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e das universidades estaduais.
O encontro foi promovido com o intuito de apresentar ao diretor geral da SETI, Sérgio de Jesus Vieira, e aos reitores e pró-reitores das instituições de ensino a Sala de Situação implantada no ICI durante a gestão de Jacson Carvalho Leite. Segundo o presidente, a solução é modelo de aplicabilidade da tecnologia da informação na administração pública. “Nosso compromisso é apoiar todas as secretarias de estado e implantar esta tecnologia também na Celepar. Através dessas visitas, podemos identificar o que precisa ser feito e tomar como base alguns modelos de tecnologia da informação que funcionam bem em outras empresas para adotá-los em instituições de ensino, por exemplo”, acrescentou.
O encontro foi promovido com o intuito de apresentar ao diretor geral da SETI, Sérgio de Jesus Vieira, e aos reitores e pró-reitores das instituições de ensino a Sala de Situação implantada no ICI durante a gestão de Jacson Carvalho Leite. Segundo o presidente, a solução é modelo de aplicabilidade da tecnologia da informação na administração pública. “Nosso compromisso é apoiar todas as secretarias de estado e implantar esta tecnologia também na Celepar. Através dessas visitas, podemos identificar o que precisa ser feito e tomar como base alguns modelos de tecnologia da informação que funcionam bem em outras empresas para adotá-los em instituições de ensino, por exemplo”, acrescentou.
Vieira explicou a importância da implantação de uma Sala de Situação na SETI em prol das universidades. “Desde o início da atual gestão estamos trabalhando para buscar um modelo de acesso a todas as informações das instituições em relação à infraestrutura, aos alunos, ao crescimento e qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação”. Conforme completou o assessor técnico do gabinete da SETI, Aroldo Messias de Mello Junior, “esse modelo implantado pelo Jacson no ICI é muito interessante, na medida em que nos propiciaria um acompanhamento de todos os campus, resultando informações reais e verdadeiras. É necessidade nossa obtê-lo e implantá-lo o mais breve possível”.
Sala de Situação
A solução denominada Sala de Situação é baseada em um sistema de gestão estratégica que otimiza os processos de tomada de decisões. É um ambiente construído para concentrar informações estratégicas que estarão à disposição do Poder Executivo a qualquer momento. Ela tem condições de orientar a agenda do governante, manter uma central de relacionamento com a comunidade, realizar pesquisas e fornecer dados atualizados de todas as regiões do Estado.
Por meio da Sala de Situação é possível, por exemplo, sistematizar as tarefas de cada integrante da equipe gestora, de modo que o próprio sistema verifique o andamento de cada procedimento necessário para executar as ações de governo. Em tempos onde a informação é o bem mais importante, a Sala de Situação se torna uma ótima ferramenta de tecnologia na gestão pública. O resultado é a eficiente prestação de serviços.
Solução para as universidades
Para o diretor de tecnologia da informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leonardo Mota Pinheiro, e o gerente do núcleo de processamento de dados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Osvaldo Alves dos Santos, a integração das universidades com o governo do Estado, através da Celepar, foi o destaque do encontro. “Todos temos os mesmos problemas nas instituições e sofremos individualmente para resolvê-los. Seria muito mais prático e interessante resolvermos juntos e centralizarmos as soluções”, declarou Pinheiro.
Segundo Santos, a integração é muito importante, pois proporciona troca de conhecimento. “Sentimo-nos honrados em representar a universidade nessa aproximação com o governo estadual. Essa Sala de Situação é algo que desconhecíamos, mas é uma ótima novidade. Vamos avaliar o que presenciamos aqui”.
O diretor de informática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ademar Feil, considerou a Sala de Situação muito interessante, na medida em que apoia a gestão estratégica e propicia agilidade no atendimento e na qualidade do ensino superior. “É sempre bom ver que os gestores públicos estão preocupados com a qualidade de vida da população e do ensino superior”, ressaltou.
Assim como Feil, o diretor de tecnologia da informação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Wellington Della Mura, avaliou como interessante a oportunidade de utilizar a tecnologia em prol da comunidade. Para o pró-reitor de administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ariangelo Hauer Dias, adotando esta solução ficaria mais fácil identificar os problemas da universidade, assim como acompanhar as situações no campus, como as obras que estão sendo realizadas, por exemplo.
Antes de reunirem-se na Sala de Situação, os convidados foram conduzidos pelo diretor técnico do ICI, Fabrício Zanini a uma visita às instalações do Instituto e puderam conhecer as centrais 156, de relacionamento com a comunidade, de suporte à redes e o datacenter.
Sala de Situação
A solução denominada Sala de Situação é baseada em um sistema de gestão estratégica que otimiza os processos de tomada de decisões. É um ambiente construído para concentrar informações estratégicas que estarão à disposição do Poder Executivo a qualquer momento. Ela tem condições de orientar a agenda do governante, manter uma central de relacionamento com a comunidade, realizar pesquisas e fornecer dados atualizados de todas as regiões do Estado.
Por meio da Sala de Situação é possível, por exemplo, sistematizar as tarefas de cada integrante da equipe gestora, de modo que o próprio sistema verifique o andamento de cada procedimento necessário para executar as ações de governo. Em tempos onde a informação é o bem mais importante, a Sala de Situação se torna uma ótima ferramenta de tecnologia na gestão pública. O resultado é a eficiente prestação de serviços.
Solução para as universidades
Para o diretor de tecnologia da informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Leonardo Mota Pinheiro, e o gerente do núcleo de processamento de dados da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Osvaldo Alves dos Santos, a integração das universidades com o governo do Estado, através da Celepar, foi o destaque do encontro. “Todos temos os mesmos problemas nas instituições e sofremos individualmente para resolvê-los. Seria muito mais prático e interessante resolvermos juntos e centralizarmos as soluções”, declarou Pinheiro.
Segundo Santos, a integração é muito importante, pois proporciona troca de conhecimento. “Sentimo-nos honrados em representar a universidade nessa aproximação com o governo estadual. Essa Sala de Situação é algo que desconhecíamos, mas é uma ótima novidade. Vamos avaliar o que presenciamos aqui”.
O diretor de informática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ademar Feil, considerou a Sala de Situação muito interessante, na medida em que apoia a gestão estratégica e propicia agilidade no atendimento e na qualidade do ensino superior. “É sempre bom ver que os gestores públicos estão preocupados com a qualidade de vida da população e do ensino superior”, ressaltou.
Assim como Feil, o diretor de tecnologia da informação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Wellington Della Mura, avaliou como interessante a oportunidade de utilizar a tecnologia em prol da comunidade. Para o pró-reitor de administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ariangelo Hauer Dias, adotando esta solução ficaria mais fácil identificar os problemas da universidade, assim como acompanhar as situações no campus, como as obras que estão sendo realizadas, por exemplo.
Antes de reunirem-se na Sala de Situação, os convidados foram conduzidos pelo diretor técnico do ICI, Fabrício Zanini a uma visita às instalações do Instituto e puderam conhecer as centrais 156, de relacionamento com a comunidade, de suporte à redes e o datacenter.