Tecnologia da Celepar impulsiona a sustentabilidade ambiental do Paraná

Solução desenvolvida pela empresa gerou economia aos cofres públicos do Estado com energia elétrica

Publicação
22/06/2023 - 15:56
Editoria

A Celepar se destaca como uma organização comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade. Por meio de sua expertise em soluções tecnológicas, a empresa tem contribuído para o Governo do estado do Paraná avançar em direção a um futuro mais verde, com o uso eficiente da energia e a adoção de práticas sustentáveis.

‌Ecenergia: Um passo rumo à sustentabilidade energética

‌Uma das iniciativas desenvolvidas pela Celepar é o Ecenergia, uma solução que busca melhorar o consumo de energia em ambientes corporativos. Ela foi implementada com sucesso nas Secretarias de Administração (SEAP) e do Planejamento (SEPL), abrangendo diversos prédios em Curitiba, como o Palácio das Araucárias, DPM e DEAP.

“Implementamos essa ferramenta em toda a secretaria, abrangendo três prédios em Curitiba. Atualmente, 395 computadores da SEAP estão executando o script na inicialização. Os principais benefícios dessa iniciativa são a melhoria da segurança da informação, maior vida útil do hardware e educação conscientização dos funcionários sobre economia de energia e segurança. Além disso, reduziu-se a necessidade de gerenciamento manual, permitindo que a equipe de TI se concentre em outras tarefas importantes”, afirmou Mario Cesar Nicoladelli, chefe da divisão Tecnologia da Informação, Comunicação e Sistema da SEAP.

‌Nicoladelli ainda ressaltou a parceria com a Celepar e a importância de se pensar em soluções sustentáveis. “Destaco o incrível trabalho da companhia na criação de um script para melhorar o consumo de energia dos computadores da nossa secretaria. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com práticas sustentáveis e eficientes, mantendo a qualidade do trabalho realizado pela nossa equipe”.

‌Como funciona

‌Esse sistema, baseado em um script executado nos computadores das secretarias, apresenta funcionalidades que contribuem para a eficiência energética, segurança da informação e sustentabilidade. Uma das principais características do Ecenergia é o desligamento automático dos computadores após um determinado período de inatividade, reduzindo significativamente o consumo de energia. Além disso, essa medida também proporciona economia de recursos e prolonga a vida útil dos equipamentos, evitando desgaste excessivo de componentes.

‌Resultados

‌Com o uso desta solução, os resultados positivos são evidentes. Em alguns meses, observou-se uma redução na conta de luz, comparada ao mesmo período do ano anterior. Essa economia financeira não apenas impacta positivamente o consumo de energia, mas também demonstra o compromisso da Celepar em promover práticas sustentáveis e conscientes.

‌Gabriel Vialich, colaborador da Celepar que elaborou esta iniciativa disse: “estou orgulhoso de ter contribuído e animado em expandir essa solução para mais lugares, trazendo economia de recursos e consciência sobre sustentabilidade. Agradeço pelo reconhecimento e pela oportunidade de impactar positivamente as práticas tecnológicas e sustentáveis do governo”.

‌Ele informou ainda que “os resultados foram excelentes, trazendo eficiência energética, maior vida útil do hardware e segurança aprimorada. O script está funcionando tanto na SEAP quanto na SEPL e pode ser adotado por outras secretarias e órgãos estaduais, promovendo eficiência energética e segurança da informação”, celebrou.

‌Além disso, o Ecenergia contribui para a segurança da informação, garantindo uma gestão eficiente dos recursos tecnológicos utilizados pelas secretarias. Com essa ferramenta, a Celepar auxilia o governo do Paraná a se tornar um Estado mais tecnológico e ecologicamente responsável, reduzindo seu impacto ambiental e impulsionando a adoção de práticas sustentáveis.

‌“Embora ainda não tenhamos dados precisos sobre a economia de energia e a vida útil estendida dos componentes dos computadores, estamos satisfeitos com os resultados até agora. Estamos em processo de reformulação do sistema para acomodar a atual situação de trabalho híbrido causada pela pandemia da COVID-19”, reforçou Nicoladelli.

‌A Celepar está sempre comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico, reafirmando seu compromisso em buscar soluções inovadoras que promovam a eficiência energética e a preservação do meio ambiente.

‌Por meio do Ecenergia e outras iniciativas, a empresa continua empenhada em auxiliar o governo do Paraná a ser um Estado cada vez mais verde e sustentável, utilizando a tecnologia como aliada nesse caminho. Compromisso esse firmado em 2015 pela Celepar com a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em uma agenda até 2030 para transformar o planeta num mundo melhor.