Telêmaco Borba vence a categoria TIC do III Prêmio Gestor Público Paraná 26/11/2015 - 16:20

A terceira edição do Prêmio Gestor Público Paraná – PGP-PR – foi concluída na noite de terça-feira (24), durante solenidade realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, com a premiação dos gestores públicos que tiveram seus projetos inovadores reconhecidos, garantindo melhorias na qualidade de vida das comunidades em que foram desenvolvidos, dentre as 138 iniciativas concorrentes e apresentadas por gestores municipais de todo o estado. O tema desta edição do certame foi “Meio Ambiente: não temos tempo. O futuro é agora”.

Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e diversos órgãos, e participação especial do Legislativo estadual, o Prêmio investe na difusão de boas práticas e experiências exitosas, pela valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboram projetos e implantam ações em favor do desenvolvimento local, incentivando os municípios paranaenses a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais.

Telêmaco Borba foi um dos destaques na 3ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná. A Prefeitura recebeu o prêmio na área de Tecnologia da Informação pelo Programa Telêmaco Borba Digital e também uma menção honrosa pelo programa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Intrafamiliar em Telêmaco Borba.

O prefeito Luiz Carlos Gibson se disse muito orgulhoso com os prêmios e destacou que esse é fruto dos trabalhos desenvolvidos por equipes dentro da Prefeitura. "São trabalhos que muitas vezes não aparecem, mas são de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do município. Isso demonstra que temos pessoas comprometidas com Telêmaco Borba, e esse prêmio demonstra o reconhecimento que estamos no caminho certo", destacou.

A Celepar, pelo terceiro ano, apoiou a categoria de Tecnologia da Informação e Comunicação que foi vencida pelo município de Telêmaco Borba. O presidente Jacson Carvalho Leite parabenizou o prefeito Gibson, representado na cerimônia pelo vice-prefeito, pastor Dão Cortez, pelo prêmio conquistado. As ferramentas de TIC, segundo Leite, devem ser utilizadas a serviço da comunidade, sempre voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Jacson Leite lembrou também do apoio que a companhia vem oferecendo aos municípios paranaenses, por meio da Loja da Celepar, (www.lojadacelepar.pr.gov.br), onde os gestores municipais encontram uma série de produtos e serviços. “São soluções voltadas à modernização da gestão pública e ao aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos que as prefeituras oferecem à sociedade local”.

Telêmaco Borba Digital

O programa Telêmaco Borba Digital foi lançado em dezembro de 2013 e faz parte das metas do Plano Plurianual (PPA), sendo autorizado pela Câmara de Vereadores, a disponibilidade do sinal, através da Lei número 2.014 de 20 de novembro de 2013 e regulamentado pelos Decretos números 20.493/2013 e 22.138/2015. Com o lançamento, o Programa passou a funcionar em caráter definitivo no município, incluindo a cidade no rol das Cidades Digitais.

O "Telêmaco Borba Digital" permite o acesso aos cidadãos a Internet - Rede Mundial de Computadores, visando o desenvolvimento educacional, comercial, empresarial e o exercício da cidadania por meio de inclusão digital e social, e ainda possibilitar o acesso a serviços oferecidos pela Prefeitura, com consulta de regularidade fiscal (certidão negativa), tramitação de requerimentos (protocolo eletrônico), entre outros.

Ainda dentro dos alguns dos serviços já estão obtendo os resultados esperados e outros estão sendo aperfeiçoados. Entre eles destacam-se:
Educação: auxiliar a fixação do aprendizado para crianças do Ensino Fundamental, através de pesquisas, jogos educativos, etc. Também oportunizar o ensino a distância a jovens e adultos.

Desenvolvimento social

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância dessa parceria que em sua nova edição busca estimular ações voltadas para a preservação do meio ambiente e que tragam benefícios efetivos à população, gerando desenvolvimento social, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida. “É uma forma de consagrar os bons administradores, reconhecendo os que desenvolvem um trabalho com eficiência e responsabilidade, zelando pelo dinheiro público”, frisou.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), José Carlos Carvalho, falou, por sua vez, de sua imensa satisfação com a qualidade dos projetos que concorreram ao Prêmio Gestor. “Surpreendemos-nos a cada ano com os bons projetos que encontramos em nosso estado. O prêmio é uma forma de valorizar os bons administradores, que trabalham em prol da comunidade. Precisamos divulgar o que de bom está sendo feito no estado”, afirmou.

Ele explicou que todos os projetos apresentados passam a compor um banco de projetos, que comprovam a qualidade da atuação dos gestores públicos. Carvalho lembrou ainda que o objetivo do Prêmio é valorizar iniciativas e soluções que cada município está desenvolvendo para beneficiar e atender às necessidades da população paranaense.

Natureza essencial

Os organizadores do Prêmio Gestor Público desta feita se definiram por explorar o tema da preservação ambiental, partindo do princípio de que é preciso reconhecer a finitude dos recursos naturais e que utilizá-los de forma adequada é fundamental, pelo que encontrar alternativas para o desenvolvimento sustentável é caminho necessário e inevitável.

Além do tema principal, entretanto, os gestores dos municípios também puderam inscrever projetos em qualquer área das funções de governo previstas na Portaria 42/99, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, saúde, segurança pública, entre outros. O SINDAFEP também destinou prêmios especiais para reconhecer projetos desenvolvidos nas áreas de administração tributária e tecnologia da informação.

Municípios premiados

Alto Paraná - CLAUDIO GOLEMBA
Amaporã - MAURO LEMOS
Arapongas - ANTONIO JOSÉ BEFFA
Assaí - LUIZ ALBERTO VICENTE
Campo Largo - AFFONSO PORTUGAL GUIMARÃES
Capitão Leônidas Marques - IVAR BAREA
Clevelândia - ALVARO FELIPE VALÉRIO
Cruz Machado - ANTONIO LUÍS SZAYKOWSKI
Cruzeiro do Sul - ADEMIR MULON
Curitiba - Secretário RENATO EUGENIO DE LIMA
Curitiba - FEAES - Diretor GUSTAVO JUSTO
Foz do Iguaçu - RENI PEREIRA
Servidora KATIA KRISTINA AGUIAR COSTA
Guarapuava - CESAR SILVESTRI FILHO
Ipiranga - ROGER ANGELOTTI SELSKI
Iporã - Secretário JOAO VICENTE RIBEIRO
Itaipulândia - MIGUEL BAYERLE
Ivaiporã - LUIZ CARLOS GIL
Japurá - ORLANDO PEREZ FRAZATTO
Mandaguaçu  - ISMAEL I. FOUANI
Mandaguari - ROMUALDO BATISTA
Marechal Cândido Rondon - MOACIR L. FROEHLICH
Marialva - EDGAR SILVESTRE
Maringá - Secretário FRANCISCO FAVOTO
Mirador - Assessor OSMAR MEWES
Nova Aliança do Ivaí - JOÃO TORMENA
Nova Esperança - GERSON ZANUSSO
Palmas - HILÁRIO ANDRASCHKO
Paraíso do Norte - CARLOS ALBERTO VIZZOTTO
Paranavaí   - ROGERIO JOSE LORENZETTI

GALERIA DE IMAGENS