Tudo pronto para o moving da Celepar. É hoje, às 18h 20/09/2013 - 15:20

Tudo está pronto para a operação do moving que inicia às 18h00 de hoje (20), quando todos os sites e sistemas do Governo do Estado ficarão fora do ar. Considerada estratégica, a mudança dos equipamentos dos atuais três data centers da Celepar para um único espaço, uma moderna e segura sala cofre com 270 metros quadrados, foi planejada detalhadamente.

O moving vai acontecer após o mapeamento dos 750 equipamentos e o desenvolvimento de um cronograma específico que levou em consideração os riscos envolvidos, o back up dos arquivos e a configuração do parque tecnológico a ser transferido. O objetivo de todo este trabalho é minimizar riscos envolvidos, principalmente a indisponibilidade dos sistemas, de modo a evitar transtornos para o Governo do Estado e aos cidadãos paranaenses que, a partir das 12h00 de segunda-feira (23), vão contar novamente com os serviços prestados pela companhia.

Como explica o presidente Jacson Carvalho Leite, este é o maior investimento em modernidade e segurança promovido pela Celepar nos quase 49 anos de existência da empresa, a serem completados em novembro próximo. “Desta maneira, estamos preparando a companhia para responder eficazmente pelo atendimento à demanda crescente da administração estadual por soluções de tecnologia da informação e comunicação”.

A tecnologia contratada representa o que há de mais moderno no mercado mundial e garantirá para a Celepar e aos órgãos estaduais a possibilidade de implantação e manutenção de uma grande variedade de serviços e aplicações, com alto grau de desempenho, confiabilidade e de disponibilidade das informações. De acordo com Jacson Leite, a maioria dos serviços públicos está estruturada em soluções de TIC, “por isso, o novo data center, em função da segurança que representa para os bancos de dados públicos armazenados na companhia, vai qualificar o Governo a prestar serviços ainda mais eficazes ao cidadão.”

Tecnologia de ponta

O novo data center, uma sala cofre certificada, conta com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança. Um dos destaques é a infraestrutura de energia, com dupla abordagem, que inclui uma substaçção dentro do próprio prédio, eliminando o risco de interrupção de energia por ameaças externas. A redundância, por meio de estruturas duplicadas de fornecimento de energia como geradores e no breaks, garante 99,95% de disponibilidade das informações ali armazenadas.

A questão das telecomunicações do data center também recebeu atenção especial. O cabeamento foi inteiramente modernizado, atualizando os cabos lógicos, o que aumenta em dez vezes a capacidade de tráfego de dados. Já os cabos de fibra óptica também sofreram up date, favorecendo uma maior velocidade nos tráfegos de informações.

Essas tecnologias ficarão protegidas dentro de um ambiente que também oferece sistemas de detecção precoce e combate de incêndios e total proteção contra ameaças externas, incluindo sabotagem e acesso indevido. A infraestrutura será monitorada constantemente.

Desligamento histórico

Nesta semana, foi realizada uma “operação pré-moving”, com o desligamento do servidor IBM RISC 580 que respondeu pelo processamento do banco de dados Sybase, Lotus Notes, Dataflex, multas do Detran, entre outras aplicações.

Para a “cerimônia” de desligamento da máquina, foi convidado o empregado aposentado Derly Mendes da Silva que, por muito tempo, foi o responsável pelo seu gerenciamento. Segundo Derly, este era o processador mais antigo da empresa. Ele ficou entusiasmado e emotivo: “ver um equipamento cumprir grande parte do que foi proposto na sua contratação e ser trocado somente por força do obsoletismo de componentes, é incrível”.

Segundo o gerente de tecnologia da informação, José Anísio Salazar, o fato da máquina ficar em operação por aproximadamente 18 anos, prova que a empresa soube utilizar até o final todo o potencial do equipamento, ao mesmo tempo em que deu continuidade ao ciclo de modernidade exigido. “A questão histórica representa para o pessoal envolvido um marco de dedicação à operação da infraestrutura da Celepar”.

GALERIA DE IMAGENS