Wi-Fi garante estabilidade em vistorias de veículos no Detran

O Governo do Estado investiu R$ 300.000,00 na compra e instalação de 150 antenas internas, 10 externas e ainda dois controladores de sinal para garantir uma conexão mais rápida, estável e segura.
26/04/2017 - 18:00

“Anteriormente, as vistorias eram realizadas usando internet móvel, nas redes 3G e 4G. Em algumas regiões, isso gerava quedas de sinal e instabilidade no serviço. Com a rede fixa e sem fio, solucionaremos estes problemas e teremos ainda mais agilidade no atendimento ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Iniciativa

O projeto para a instalação do sistema Wi-Fi foi desenvolvido pela coordenadoria da Gestão da Informação do Detran, com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e já traz bons resultados.

“Melhorou bastante a estabilidade na conexão da internet e não temos mais o problema de cair o sinal, ou ficar lento o serviço. Uma vistoria no Detran hoje não leva mais do que cinco minutos”, diz o servidor Erick Anastácio Nehring, que trabalha há nove anos no Detran em Maringá e atua na vistoria há quatro anos.

“Desde que a vistoria digital foi implantada o nosso trabalho tem sido muito mais produtivo. O aplicativo nos traz diversas funções com passo a passo, inclusão de fotos e histórico do veículo, por exemplo”, destaca o vistoriador na Ciretran de Guarapuava, Pietro Nunes Lozove.

Celepar

Aproximadamente 107 Ciretrans e Postos de atendimentos desfrutam atualmente desta solução. Os empregados da Divisão de Gestão dos Núcleos Regionais (DINUC), em conjunto com a Detran, foram os responsáveis por realizarem instalações físicas dos equipamentos nas Ciretrans, bem como testes dos dispositivos de vistoria. Segundo Júlio Cézar Bueno, empregado da DINUC, “o projeto foi idealizado com a finalidade de agilizar as vistorias dos veículos com o uso dos smartphones”.

Segundo Fábio Serpa Sussi, analista de informática da Coordenação de Telecomunicação, Projetos e Sistemas (COTPS), o projeto consistiu na elaboração do parecer e objeto técnicos descrevendo quais os equipamentos deveriam ser adquiridos e como deveriam ser implementados e toda a implementação ocorreu sem imprevistos.

Além da COTPS, outros setores da empresa tiveram importante participação neste processo, como a Coordenação de Serviços e Segurança de Rede (COSER), que auxiliou no monitoramento da rede para a liberação dos links de IPS das aplicações no firewall da Celepar, o que garante a segurança dos dados trafegados. A COSER também contribuiu na criação da Rede Vistoria, concebida pela Divisão de Administração de Ambientes Distribuídos SUP-F (DIADI SUP-F, alocada no Detran-PR), que realizou a configuração de todas as antenas (access point) para todas as Ciretrans e do aplicativo de Vistoria.

Outra área importante foi a Gerência de Gestão de Ambiente (GGA) que, em parceria com a DIADI SUP-F, montou rotinas neste processo, pois ao plugar uma antena na rede de vistoria, a mesma possa receber as configurações automaticamente, o que contribui em sua agilidade e eficiência.

A DIADI SUP-F também é responsável pelo acompanhamento diário das antenas instaladas, bem como a configuração das mesmas, além de monitoramento dos dispositivos conectados, verificação dos logs de acesso e disponibilidade.

Retrospectiva

O Detran começou os testes do aplicativo de vistoria digital em 2015 e implantou o serviço em todas as unidades a partir de 2016. No ano passado foram feitas 1.442.042 vistorias que, por serem arquivadas online, permitem ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real o atendimento aos usuários.

Prêmio

O sistema paranaense foi o grande vencedor da 14ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2016) – promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, modernizem a gestão pública em benefício da população.

Vistoria Agendada

O Detran Paraná já testa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, um projeto-piloto, que permite a agenda prévia das vistorias veiculares obrigatórias no primeiro emplacamento, troca de município ou transferência do veículo. Com a mudança, os usuários poderão escolher a data e o horário para fazer o serviço, sem filas ou deslocamentos desnecessários.

Equipe DIADI-SUP-F

André Luiz Santos de Paula, Cesar Antonio Nogarolli, Cezar Arlindo Martiningue, Emerson Tadashi Akune de Oliveira, Leonardo Ribeiro Marin, Marcelo Annemann, Rafael Augusto Lemos e Rodrigo Sperandio Cruz.