Ambiental

A Celepar acredita que o meio ambiente é responsabilidade de todos e que a conscientização é o caminho para a transformação. Por isso se compromete com diversas ações que colaborem na construção de um mundo melhor.

Segue abaixo os resultados das ações da Celepar:

 

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E COLETA SELETIVA

Resíduos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Paraná, o Decreto Estadual nº 4167 de janeiro de 2009, estabelece a obrigatoriedade da separação seletiva dos resíduos sólidos gerados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, sendo que todo o resíduo reciclável será destinado às Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. A Celepar cumpre com esse compromisso através da coleta seletiva na companhia destinando os seus resíduos para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis "Protetores do Meio Ambiente".

RECICLAGEM DE RESÍDUOS

 
2019

Papelão: 4.085,4 kg
Papel: 11.026,8 kg
Plástico: 238 kg
Metal: 52 kg

 
2018

Papelão: 5.329,6 kg
Papel: 16.254,4 kg
Plástico: 397,9 kg
Metal: 11,2 kg

 
2017

Papelão: 5.646,6 kg
Papel: 13.095,3 kg
Plástico: 268,7 kg
Metal: 124,6 kg

 
2016

Papelão: 4.435 kg
Papel: 13.160 kg
Plástico: 96,4 kg
Metal: 75,6 kg

 

 

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

A Celepar hoje contém quatro coletores de Lixo Eletrônico sendo um na sede da empresa e outros três atendendo os órgãos do governo do Estado localizados na Paraná Previdência, Palácio das Araucárias e Secretaria da Fazenda. Nesses coletores são depositados monitores, mouses, impressoras, HDs, controles remotos, celulares e diversos materiais eletrônicos fora de uso que são reciclados por uma empresa especializada, com certificação internacional de responsabilidade, e colaboram com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis "Protetores do Meio Ambiente".

 
2019

Lixo Eletrônico: 710 kg nos postos coletores.

 
2018

Lixo Eletrônico: 1.363,9 kg nos postos coletores.

 
2017

Lixo Eletrônico: 372,4 kg nos postos coletores.

 
2016

Lixo Eletrônico: 850kg nos postos coletores.

 

 

COLETA DE ÓLEO VEGETAL

Óleo Vegetal

 

 

 

 

 

 

 

 

Promovendo o cuidado com a ambiente a Celepar disponibiliza recipientes coletores de óleo vegetal que são destinados a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis "Protetores do Meio Ambiente" e o mesmo é encaminhado para usinas onde é transformado em biodiesel, promovendo a reciclagem e o cuidado com o ambiente. Em 2016 foram mais de 90 litros de óleo vegetal reciclados.

 
2019

Óleo Vegetal: 45 litros reciclados.

 
2018

Óleo Vegetal: 96 litros reciclados.

 
2017

Óleo Vegetal: 66 litros reciclados.

 
2016

Óleo Vegetal: 91 litros reciclados.

   

CAMPANHAS ECOLÓGICAS

2018

 
Projeto "Mobilidade Sustentável Celepar"

Com o objetivo de incentivar meios de transporte sustentáveis, o PROGRAMA TRANSPORTE LIVRE da Celepar trouxe diferentes atividades para a
companhia relacionadas com o tema da bicicleta. Foram realizadas ações também para o Dia Mundial Sem Carro e o Dia de Bike ao Trabalho,
auxílio e incentivo aos funcionários, do melhor trajeto às bicicletas para empréstimo, distribuição de brindes e alimentos saudáveis.
Em 2018:
- Média de 45 bicicletas por dia;
- Mais de 80 ciclistas/bicicletas cadastrados;

 
Vias Sustentáveis - Dia Mundial sem Carro

Mais de 100 pessoas aceitaram o desfio proposto pela Celepar e deixaram o veículo em casa dia 21/09, como forma de antecipar a celebração do Dia Mundial Sem Carro. Alguns vieram ao trabalho de carona solidária, de bicicleta, de ônibus ou a pé. Os participantes concorreram a brindes e puderam experimentar doces e cafés em foodbikes, e assistir curtas sobre mobilidade em vaga viva no estacionamento interno.

 
Programa +Carona

O Programa +Carona é uma iniciativa em prol da melhoria de mobilidade em nossa cidade e contribuição efetiva com a sustentabilidade ambiental e social do nosso planeta, quando se propicia menor quantidade de automóveis nas ruas e consequentemente menos poluição e menos tempo no trânsito, contribuindo com 6 vagas exclusivas para empregados(as) que vem colaborativamente (3 ou mais empregados no carro) para trabalhar na Celepar.

 
Visita a Mostra Container (Casa Sustentável)

Como premiação ao questionamento na Rede Paraná “Qual prática sustentável pode ser aplicada em sua casa?”, 16 empregados da Celepar puderam conhecer uma casa construída com 7 containers, que conta com uma edificação totalmente sustentável, com reuso de água, energia solar e o sistema de steel frame onde possibilita uma construção rápida, limpa e ecologicamente correta. O projeto de construção da casa teve a participação de mais
de 50 voluntários, todos profissionais de diversas áreas, todos em prol da construção de uma casa container sustentável.

 
Usina Fotovoltáica

Construção de uma das maiores usinas fotovoltaicas da cidade de Curitiba, com capacidade total de 60,48 kW. Foram instalados 192 painéis que devem produzir mais de 80.000kWh de energia por ano, ocupando uma área de 370m2. O lançamento oficial contou com a presença do secretário Silvio Barros e o compromisso da ampliação da sua capacidade em 2019.

 

2017

 
Ação "Ecoatividade - Oficina de Suculentas" 

Com iniciativa do programa Celepar para Você, em parceria com a Funcel, o Bosque do Incra foi revitalizado, com a participação dos empregados, no plantio e aprendizagem do cuidado de suculentas, através da voluntária Jeniffer Padilha. Essa ação celebrou o Dia Mundial do meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A ação envolveu mais de 30 empregados e foram plantadas mais de 50 mudas que serão cultivadas e cuidadas pelos empregados.

 
Dia Mundial Sem Carro 
Dia mundial sem carro

Comemorando o Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro, os empregados da Celepar foram convidados a vir ao trabalho de bicicleta, de carona solidária, de ônibus ou a pé em prol do Meio Ambiente. Mais de 120 pessoas toparam o desafio.

 

 

 

 

 

2016 

 
Projeto Mobilidade Sustentável Celepar
Bike

Com o objetivo de incentivar meios de transporte sustentáveis, o projeto Mobilidade Sustentável da Celepar trouxe diferentes atividades para a companhia, com os temas bicicleta como meio de transporte. Foram realizadas ações também para o Dia Mundial Sem Carro e o Dia de Bike ao Trabalho, com distribuição de brindes e alimentação saudável.

 

 

 

 

 
Troca de Lâmpadas

Para utilizar a nova tecnologia de iluminação e diminuir o consumo de energia elétrica, a Celepar está substituindo todas as lâmpadas fluorescentes tubulares de 32W e 16W por lâmpadas de LED de 20W e 10W. Economizar energia significa contribuir com o meio ambiente. A ação da empresa também está sendo adotada por outros órgãos da administração pública estadual, como a Biblioteca Pública  do Paraná, Secretaria da Fazenda, Casa Civil e Secretaria da Administração e da Previdência.