Acessibilidade do app 190 na palma da mão

O portador de deficiência pode acessar os serviços do aplicativo para comunicar a perturbação de sossego, violência doméstica, ocorrências de trânsito, sendo guiado por todas as etapas até a finalização do boletim.
Publicação
20/02/2019 - 15:13
Editoria

O portador de deficiência pode acessar os serviços do aplicativo para comunicar a perturbação de sossego, violência doméstica, ocorrências de trânsito, sendo guiado por todas as etapas até a finalização do boletim.

Ao efetuar o cadastro inicial dentro do aplicativo, com preenchimento dos dados pessoais, o usuário pode indicar se é portador de deficiência auditiva. Com isso, o usuário com alguma deficiência, fonoaudiológica e auditiva, consegue acionar os serviços da Polícia Militar do Paraná sem a necessidade de ajuda de terceiros. O Emergência Paraná, disponível nas versões para Android e iOS, conta com a Vlibras, que é uma suíte de ferramentas de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Segundo a Polícia Militar, desde que o aplicativo entrou em operação, em outubro do ano passado, houve uma redução significativa do número de ligações recebidas. O analista da Celepar responsável pelo desenvolvimento do app, Jurandir Gonçalves, destaca ainda que já foram mais de 23 mil downloads com 7.056 usuários cadastrados, sendo 102 com deficiência auditiva ou de fala e 1.610 ocorrências registradas pelo aplicativo.

O aplicativo 190 - Emergência Paraná foi idealizado pela Polícia Militar e com apoio técnico da Celepar, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.

O recurso de VLibras está presente, somente, no momento do registro da ocorrência. Para as próximas atualizações esperamos contar com a funcionalidade, também, no cadastro do cidadão.

Download para o Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.sesp.emgpr&hl=pt_BR

Download para iOS: itunes.apple.com/br/app/app-190-pr/id1440870504?l=pt&ls=1&mt=8