Celepar discute como utilizar inovação no design em serviços públicos

18/03/2019 - 09:47

Em evento realizado na Gazeta do Povo, a Celepar, por intermédio do presidente Allan Costa, abordou uma reflexão sobre como inovar no ambiente público, e, ao mesmo tempo, alavancar o Paraná como o estado mais inovador do país. Na sequência teve uma palestra ministrada por Jeffrey Allen, líder da equipe de design de serviços que atua no Ministério da Justiça no Reino Unido, com o tema inovação em serviços públicos com foco no cidadão.

Allan Costa falou do papel da Celepar em se tornar o ator principal, com protagonismo no Governo do Estado ao transformar a tecnologia em inteligência, respeitando seu legado e fomentando a inovação também por meio de startups e pesquisadores de universidades. "Aproveito para utilizar um termo que o Jeffrey Allen fala, para chegar no patamar do Estado mais moderno do país, é necessário dar saltos para ser inovador na gestão pública, e nisso se encaixa o design centrado no cidadão.

Costa enalteceu ainda que "é necessário falar sobre o paranaense na origem de tudo que nós fazemos, afinal, tudo o que fazemos dentro do Paraná tem que ter como foco o cidadão, que é a razão de existir o Estado. O design vem para auxiliar na mentalidade na forma de entrega de serviços públicos com o cidadão no centro deste processo, e não na ponta final".

Na palestra, Jeffrey Allen abordou técnicas de design para desburocratizar a gestão pública, contando cases do Ministério da Justiça no Reino Unido. "Não estamos aqui para mudar os sites do governo, estamos aqui para mudar o jeito do governo prestar serviços", disse Allen. Nessa linha, o designer afirmou que o termo digital significa aplicar cultura, práticas, modelos de negócio e tecnologias para atingir as expectativas dos cidadãos".

No fechamento Gisele Raulik, assessora de inovação na Celepar, ressaltou o tema de mudança de mindset necessária à implementação de inovação em uma instituição. Junto com o palestrante, falaram de novas maneiras de trabalhar, destacando a importância da agilidade no lançamento de novas ideias, para aprendizado rápido e melhoria contínua dos serviços.

Promovido pelo Chevening, o evento ocorreu no dia 14 de março e contou com a parceria da Gazeta do Povo e da Celepar. Chevening é o programa global de bolsas de estudo do Governo Britânico, que fornece a futuros líderes oportunidade para estudar no Reino Unido. Allan Costa e Gisele Raulik são ex-bolsistas e agora integram a rede global de ex-alunos deste programa.