Solução inovadora facilita a contratação de serviços autônomos no Paraná

Foi lançado nesta segunda-feira, 18, o app Paraná Serviços que facilita a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços dentro do estado: o aplicativo Paraná Serviços, é uma solução projetada e desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (SEJU).
18/03/2019 - 18:54

O aplicativo já está disponível para os sistemas Android e iOS e vai facilitar a vida do cidadão que pretende contratar um serviço autônomo, mas também aumentar a empregabilidade no estado e tirar os trabalhadores da informalidade. Além de cadastrar os profissionais no sistema para que sejam encontrados e contratados diretamente pelos usuários, o Departamento do Trabalho vai fornecer a capacitação profissional e a orientação necessária para que cada um tone-se um microempreendedor individual (MEI).

O presidente Allan Costa, destacou que inovação não deve ser usada apenas como mais um discurso dos gestores públicos, mas acima de tudo para encontrar soluções que facilitem a vida dos paranaenses, “Inovação está na moda, por onde você anda só se fala em inovação, tem gente que acha que inovação são os robôs, que inovar é reunir um monte de gente em volta de uma mesa, mas inovação é colocar a tecnologia a serviço das pessoas”. Allan Costa também agradeceu o empenho dos profissionais da Celepar que tornaram possível a entrega do aplicativo. “Quero aqui fazer um agradecimento especial ao time da Celepar, um time absolutamente fantástico do qual eu tenho muito orgulho”.

Metodologia

Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas metodologias consagradas no mercado, como o Design Thinking, que visa produzir uma ferramenta que atenda à necessidade do usuário, promovendo a facilidade de uso e objetividade para o resultado e o Service Design.

De acordo com Joserley Oliveira, analista responsável da solução, o Design Thinking pode ser utilizado em diferentes desafios, como o desenvolvimento de um modelo de negócios, de um processo, de um produto etc. "O método possui algumas etapas macro: imersão, ideação, prototipação, experimentação. Várias são as ferramentas/técnicas que podem ser utilizadas, como Sprints de Service Design, as quais visam reunir usuários e clientes em workshops de cocriação. A utilização dessas técnicas, naturalmente, vão depender de cada desafio".

Equipe

A equipe da Celepar responsável pelo projeto, desenvolvimento e atendimento da solução é composta pelos colaboradores Camila Furlan, Claudette Morás, Cristiano Précoma, Elisa Silveira de Souza, Joserley Oliveira, Paulo Cezar Santana e Rosane Hartenthal Adriano.

Download

Para fazer o download do aplicativo, clique aqui (Android). Para o sistema operacional iOS, clique aqui.

Passo a passo

O aplicativo para o contratante

1 – O contratante deve pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita – basta ele informar as características do serviço e as opções de trabalhadores serão exibidas para a contratação.

2 – A escolha do profissional é da preferência do contratante e podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador de serviços.

3 – Ao final, deve confirmar o pedido ao trabalhador para facilitar o orçamento.

4 – O app também permite a troca de mensagens entre contratante e contratado.

5 – Escolhido o profissional de sua preferência, marcar a data de realização do serviço.

O aplicativo para o contratado

1 – O contratante irá reservar o dia em que deseja o serviço na tua agenda. Então o contratado receberá um aviso e deverá confirmar ou rejeitar o agendamento.

2 – A principal seção do aplicativo é a dos agendamentos. Nela o contratado tem acesso a todos os seus compromissos: pendentes, confirmados e finalizados.

3 – Antes de reservar um dia na sua agenda, provavelmente o contratante irá enviar uma mensagem com a cópia do pedido para que você passe um orçamento. Fique atento (a).

4 – Todas as seções e configurações do seu aplicativo estão reunidas no menu.

5 – Outra seção de destaques. Se você é uma confeiteira, pedreiro, ou marceneiro, por exemplo, adicione fotos dos seus melhores trabalhos.

6 – O valor cobrado pelo serviço realizado, você recebe direto pelo contratante.