Atuação da Celepar no Censo Escolar garante recursos para a educação no Estado

Anualmente é realizado o Censo Escolar, uma iniciativa necessária para garantir o repasse de recursos federais à Secretaria de Educação e Esporte (SEED), como subsídio para o pagamento de professores, merenda, transporte escolar, entre outras necessidades da educação estadual. Para isso, a Celepar realiza um fluxo de coleta de informações de algumas soluções desenvolvidas pela empresa em parceria com a pasta da educação.
10/09/2020 - 11:58

De acordo com o presidente Leandro Moura, “ a atuação da nossa empresa é exemplar, uma vez que além de garantir preciosos recursos para o ensino estadual, evidencia o Paraná como referência nacional neste processo ao entregar dados fidedignos com a atualização automática em bases federais”.

Ele lembrou ainda que, comparado ao ano passado, a Celepar conseguiu realizar essa complexa entrega com  quase um mês de antecedência. “O que demonstra a nossa capacidade de melhorar continuamente, com o aprimoramento de processos em parceria com a SEED, podemos proporcionar novos saltos para o ano que vem”.

Sistemas

Para o sucesso desta migração, foram três sistemas desenvolvidos pela empresa envolvidos neste processo. São eles:

Sistema de Registro Escolar (SERE), responsável pelas informações da vida escolar do aluno, com documentos oficiais e legais.

Sistema de Educação de Jovens e Adulto (SEJA); que possui o registro da vida escolar do aluno na proposta de educação de jovens e adultos no ensino semi presencial.

Aluno Base Central (ABC), base de dados centrais que possuem todo o histórico de alunos e matrículas realizadas nos últimos 31 anos, também responsável pela integração com o sistema federal do Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Números

Todos esses dados, ao final, são migrados de forma automatizada para a base federal do Educasenso, o que representa aproximadamente 2,5 milhões de alunos, 200 mil professores e 8.100 escolas, sendo elas estaduais, municipais e também particulares.