Celepar de Olho nos ODS

A Celepar foi uma das primeiras instituições do Governo do Estado do Paraná a assinar o termo de compromisso com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – em  novembro de 2015 – e, em função disso, vem atuando de maneira estratégica, utilizando a tecnologia e a informação para consolidar os ODS no Estado e impactar positivamente a vida da população paranaense.

BOAS PRÁTICAS ODS

Portal da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) desenvolvido para o cadastro e disseminação de boas iniciativas, destinado a toda sociedade. O site www.boaspraticasods.pr.gov.br  centraliza as ações realizadas no Estado do Paraná, relacionadas a um ou mais ODS, possibilitando o compartilhamento nas redes sociais.

Sua principal missão é inspirar mais pessoas e instituições na replicação de boas práticas e experiências que contribuam diretamente ou indiretamente com a implementação da Agenda 2030 e, consequentemente, impactem para uma melhor qualidade de vida.

Site Boas Práticas ODS

BI PARANÁ DE OLHO NOS ODS

Plataforma de Business Intelligence (BI) responsável pelo mapeamento, acompanhamento e monitoramento dos indicadores relacionados aos ODS.

Foi desenvolvida pela Celepar, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES) e com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Destinada aos gestores públicos, a plataforma é composta por dashboards (gráficos interativos) que facilitam a visualização de diferentes cenários.

O BI contribui, portanto, para a tomada de decisão e para a elaboração de políticas públicas mais assertivas com foco nos ODS.

Paraná de Olho nos ODS

MISSÃO ODS

Com informações extraídas do Business Intelligence "Paraná de Olho nos ODS", o documento traz uma visão sistematizada dos indicadores produzidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), para a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, que contam com o apoio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e seguem a metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU).

Elaborado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e pelo Ipardes, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), sua primeira edição foi encaminhada, em outubro de 2021, aos 399 prefeitos e prefeitas do Estado. Continuamente, a cada seis meses, uma nova versão será enviada, podendo ser utilizada como instrumento orientador ao atingimento das metas da Agenda 2030, servindo também para a elaboração de políticas públicas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os indicadores ODS, presentes no relatório, estão relacionados às metas estipuladas pela ONU a serem alcançadas até 2030. Todavia, essas podem ser adequadas ao contexto local.

No Paraná, o mapeamento desses índices está em constante aprimoramento e seguem a premissa de trabalhar com dados oficiais, com periodicidade atualizada e desagregados por município.

O Relatório Missão ODS – Indicadores Municipais, portanto, além de fornecer subsídios para o acompanhamento da evolução dos ODS, visa ainda contribuir dando mais força para a transformação a que se propõe a Agenda 2030.

Missão ODS

A Celepar está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a construção de um mundo melhor.