Quem somos

 
Assembleia Geral

Assembleia Geral de Acionistas ocorre, ordinariamente, dentro dos quatro meses subsequentes ao término do exercício social, e, extraordinariamente quando convocada.

ACIONISTAS:

  • Estado do Paraná
  • Fundo de Desenvolvimento Econômico – FDE
  • Redecard S/A
  • Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar
  • Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - Codapar
  • Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
  • Companhia Paranaense de Energia - Copel
  • Fundação Celepar - Funcel
 
Comitê de Indicação e Avaliação

O Comitê de Indicação e Avaliação - CIA é um órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que examina a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

O CIA é composto por 6 (seis) membros eleitos e destituídos pela Assembleia Geral de Acionistas, com mandato unificado de 2 (dois) anos, a contar da data de sua eleição, permitidas no máximo 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CIA reúne-se sempre que necessário para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.


MEMBROS:

Lucília Felicidade Dias
Presidente do CIA

Dilceu João Sperafico
Membro do CIA

José Luiz Bovo
Membro do CIA

Carlos Eduardo de Moura
Membro do CIA

Fernando Eugenio Ghignone
Membro do CIA

José Carlos Rodrigues Pereira
Membro do CIA

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal - CF é um órgão de funcionamento permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual, com as competências e atribuições previstas em lei. O Conselho Fiscal da Celepar é composto por 03 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato de 2 (dois) anos, permitidas 2 (duas) reconduções consecutivas.

O CF reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.


MEMBROS TITULARES:

Ardisson Naim Akel
Diretor-Presidente da Jucepar

Luiz Carloz Manzato
Diretor Jurídico do Instituto Ambiental do Paraná - IAP

José Roberto Francisco Behrend
Instituto Ambiental do Paraná - IAP


MEMBROS SUPLENTES:

Jane da Silva Dias
Casa Civil

Ivaldo Pedro Patrício
Diretor Administrativo-Financeiro Detran

Reginaldo Joaquim de Souza
Tecpar

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração - CAD é órgão de deliberação colegiada, composto por 07 (sete) membros titulares, sendo 06 (seis) membros eleitos pela Assembleia Geral e 01 (um) membro por escrutínio secreto entre os empregados da empresa.

O CAD reúne-se ordinariamente, uma vez por mês, extraordinariamente, quando necessário.

Pela Lei 8485/87, o Presidente do Conselho de Administração é titular da Secretaria vinculante da entidade e o Secretário Executivo é o Diretor-Presidente da Sociedade.

O mandato do CAD será de 02 (dois) anos, permitidas no máximo 3 (três) reconduções consecutivas.


MEMBROS TITULARES:

Loriane Leisli Azeredo
Presidente do Conselho

Tiago Waterkemper
Diretor-Presidente da Celepar

Sergio Wippel
Engenheiro Sanitário e Ambiental

Letícia Codagnone Ferreira Raymundo
Diretora Geral da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

José Roberto Ruiz
Diretor Técnico da Fundepar

Ricardo Adriano Serfas
Administrador


Adelmaris Martins Marques
Representante dos Empregados da Celepar

 

MEMBROS SUPLENTES:

Clecy Maria Amadori Cavet

Secretária Executiva do Comitê de Qualidade da Gestão Pública

João Luiz Giona Junior

Coordenador de Orçamento Estadual - SEFA-PR

Marlos Marceliano de Almeida

Diretor Executivo da Associação Cultural Lirius de Maringá

Cláudio Luiz Pacheco

Secretaria da Chefia de Gabinete do Governador

Célia da Aparecida Loureiro Girardi

Chefe do grupo financeiro da Casa Civil

Reginaldo Rogério dos Santos

Representante dos Empregados

 
Comitê de Auditoria Estatutário

O Comitê de Auditoria Estatutário - CAE é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração - CAD, com o mesmo mandato do CAD que o elegeu, 2 (dois) anos. 

O CAE tem como missão zelar pela boa governança, pela ética corporativa e por um adequado sistema de controles internos, de forma a garantir a confiabilidade e a veracidade dos relatórios contábeis e financeiros e demais informes produzidos pela companhia.

MEMBROS:

Paulo Sérgio da Silva
Presidente do Comitê

Allan Marcelo de Campos Costa
Membro do Comitê

 
Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos.


MEMBROS:

Tiago Waterkemper

Diretor-Presidente

Giovani Antonio Soares de Brito
Diretor Administrativo-Financeiro

João Emanuel Armelin
Diretor Jurídico em exercício

José Juracy Macedo
Diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas

Joaquim José Fernandes da Costa Junior
Diretor de Infraestrutura e Operações

Danilo Scalet
Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Nelson Garcia
Diretor de Mercado

 
Diretor Presidente (DP)
Tiago

Tiago Waterkemper
Telefone: (41) 3200-6106
e-mail: tiagow@celepar.pr.gov.br

Doutorando em Direito Público. Pós-Graduado em Direito Imobiliário (FGV-2014), Direito Bancário (FGV-2009) e Direito Tributário (CESUMAR – 2006). Graduado em Direito (Faculdade Maringá – 2006) e Administração (UEM-2003). Atuou na área de administração empresarial, advogado sênior e diretor jurídico da Celepar.

 

Objetivo:
Representar institucionalmente a Celepar, direcionando os esforços da estrutura organizacional ao cumprimento de sua missão, em consonância com as necessidades e expectativas do Governo do Estado do Paraná, apoiando o seu desenvolvimento tecnológico, econômico e social.

 

 

 
Núcleo de Ouvidoria (NOUV)
Rafael

Rafael Demetrio Benvenutti
Telefone: (41)3200-5598
E-mail: rafael.benvenutti@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:

Recepcionar e dar providências às reivindicações, às denúncias, às sugestões e aos elogios referentes às ações da companhia, bem como, propor medidas e ações necessárias para evitar a reincidência de irregularidades constatadas.

 

 

 

 

 

 

 
Núcleo de Planejamento e Programas Institucionais (NPPI)
Ortolani

Luiz Fernando Ballin Ortolani
Telefone: (41)3200-6830
E-mail: ortolani@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:

Prover a Celepar de sistemática, aprimoramento de processos, modelo e prática de planejamento e desenvolvimento institucional que assegurem a eficiência no cumprimento da missão e visão da companhia, para atendimento dos projetos estratégicos do Governo, ações sustentáveis e projetos de inclusão social. Responder pela operacionalização do planejamento estratégico, com base na legislação vigente e nas diretrizes estabelecidas para a Celepar, bem como o acompanhamento do plano de investimentos da companhia.

 

 

 

 

 

 
Núcleo de Controle Interno (NUCIN)
Louisie

Louisie Caroline de Pascoal

Telefone: (41)3200-6267

E-mail: lpascoal@celepar.pr.gov.br

 

Objetivo:

Acompanhar e fiscalizar os atos de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, em todas as suas fases, bem como, o estabelecimento de mecanismos voltados a comprovar a eficácia, a eficiência e a economicidade na gestão orçamentária, financeira e patrimonial no âmbito da Celepar, bem como propor medidas e ações necessárias a evitar a reincidência de irregularidades constatadas. 



 

 

 

 
Núcleo de Gestão de Riscos e Compliance (NGRC)
Oscar da NGRC

Oscar Pelissari Machado
Telefone: (41)3200-6287
E-mail: oscarpelissari@celepar.pr.gov.br

Objetivo:

Verificar e acompanhar o cumprimento de obrigações e de gestão de riscos da Celepar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Gabinete (GAB)
José Augusto Caminha

José Augusto Caminha de Oliveira

Telefone: (41) 3200-6425

E-mail: jose.caminha@celepar.pr.gov.br

Objetivo:

Apoiar e acompanhar estratégica e administrativamente o Diretor-Presidente na condução e assessoramento de processos institucionais, com atuação nas diversas áreas da companhia conforme demandas e especificidades.

 

 

 

 

 

Áreas sob supervisão direta:

 
Diretoria Administrativa Financeira (DAF)
Giovani

Giovani Antonio Soares de Brito
Telefone:
 (41) 3200-6106
E-mail: giovanibrito@celepar.pr.gov.br

Objetivo:

Atuar para o cumprimento da missão da companhia, através do contínuo aperfeiçoamento organizacional, como também pelo estabelecimento de políticas e normas inerentes à gestão de pessoas, gestão financeira e contratos administrativos de clientes e fornecedores, gestão de compras e licitações, suprimentos, gestão da infraestrutura e serviços administrativos e de outras atribuições relacionadas.

 

 

 

 

 

 

Áreas sob supervisão direta:

 
Diretoria Jurídica (DJ)
João Emanuel

João Emanuel Armelin
Telefone:
 (41) 3200-6106
E-mail: joao.armelin@celepar.pr.gov.br


Objetivo:

Assegurar a observância dos preceitos legais e adequadas práticas de gestão pública que norteiam as ações da Celepar, através do apoio à celebração de contratos comerciais junto a fornecedores e clientes, bem como mediante o assessoramento às unidades organizacionais e, representar a companhia perante os fóruns judiciais, defendendo seus direitos e interesses.

 

 

 

 

 

Áreas sob supervisão direta:  

 

 

 
Diretoria de Desenvolvimento de Soluções Corporativas (DD)
José Juracy Macedo

José Juracy Macedo 

Telefone: (41) 3200-6288

e-mail: juracy@celepar.pr.gov.br

Pós-graduado em Análise Moderna de Sistemas (PUCPR – 2001) e graduado em Processamento de Dados (UEM – 1978). Trabalha na Celepar desde 1986 onde exerceu cargos de analista de sistemas, coordenador técnico e coordenador de atendimento. Atua como Diretor de Desenvolvimento de Soluções Corporativas desde o início de 2011. Atuou na implantação de projetos de informática nos seguintes órgãos do governo do Estado: Porto de Paranaguá, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ferroeste, Junta Comercial, Imprensa Oficial, Secretaria da Saúde, Secretaria dos Transportes, Detran, Polícia Civil, Instituto de Identificação, Instituto Médico Legal (IML), Departamento Penitenciário, PROCON, Defensoria Pública, Instituto de Criminalística, Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança, entre outros.

Objetivo:

Prover o atendimento às necessidades de serviços relacionadas a Sistemas de Informações para Administração Pública e para o cidadão, desenvolvendo soluções de natureza personalizada para cada órgão ou de carácter corporativo ao Estado. Identificar oportunidades de prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e viabilizar seu atendimento.

 

Áreas sob supervisão direta:

 
Diretoria de Infraestrutura e Operações (DO)

 

Joaquim

Joaquim José Fernandes da Costa Junior
Telefone: 
(41)3200-6104
e-mail: joaquim.costa@celepar.pr.gov.br

Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de Recife (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (UPE - 1990). Atuou como Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), setor responsável pela gestão da informação estratégica no Ministério da Saúde; Diretor-Presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (ATI) do Recife-PE e Presidente Executivo da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP).

 

Objetivo:

Coordenar as ações da Celepar em Tecnologia da Informação, relativas à disponibilidade e operacionalização de serviços, compreendendo a incorporação, assimilação e utilização de tecnologias, instalação e manutenção de ambientes distribuídos, centralização e segurança das bases de dados, processamento dos serviços em produção, além da orientação e atendimento centralizados.

 

 

Áreas sob supervisão direta:

 
Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI)
Danilo Scalet

Danilo Scalet
Telefone: (41) 3200-6129
E-mail: danilo@celepar.pr.gov.br

Pós-graduado em Administração Industrial e Gestão Empresarial e graduado em Engenharia Mecânica (UFPR/1977). Trabalha na Celepar desde 1980, onde ocupou diversos cargos técnicos e de gestão, tendo sido Diretor Técnico da empresa no período de 1995 a 2003, acumulando a presidência por 10 meses. Atua como Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação desde o início de 2011. Foi diretor da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), membro do Conselho de Administração do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), membro da Equipe Técnica do Modelo do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), coordenador da Comissão de Estudos de Requisitos e Avaliação da Qualidade de Software da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e membro do Grupo de Trabalho de Avaliação de Qualidade de Produto de Software da ISO/IEC, onde desempenhou a função de editor da Norma Internacional ISO/IEC 25000 e coeditor das Normas Internacionais ISO/IEC 25020; ISO/IEC 25045 e ISO/IEC 25041.

 

Objetivo:

Estabelecer e manter o modelo e a infraestrutura tecnológica compatíveis com as necessidades de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC para os projetos desenvolvidos ou integrados pela companhia. Atuar na identificação, internalização, desenvolvimento e manutenção de projetos relacionados à Telefonia IP, Comunicação e Colaboração amparadas por soluções de TIC, soluções analíticas e de inteligência de negócios (BI), soluções envolvendo tecnologias de geoprocessamento e soluções gerais de software que contribuam para a produtividade dos usuários em seus ambientes de trabalho. Identificar, desenvolver, evoluir e orientar a aplicação de processos, técnicas e tecnologias voltadas ao desenvolvimento de projetos de sistemas de software.

 

Áreas sob supervisão direta: 

     
    Diretoria de Mercado (DM)
    Nelson Garcia

    Nelson Garcia
    Telefone: (41) 3200-6021
    e-mail: nelson@celepar.pr.gov.br 

    Graduado em Administração. Ingressou na Celepar em 2015, na função de assessor, na área de Relacionamento Governamental – SBRGO. Atua como Diretor de Mercado na Celepar desde o final de 2015. Exerceu os seguintes cargos em sua trajetória profissional: Deputado Estadual do Paraná por 06 mandatos; Gerente do Banco Bradesco na cidade de Cascavel; Presidente da Seraupa – Serviço Autárquico de Pavimentação de Umuarama; Segundo Secretário na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa; Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e Secretário de Estado do Trabalho e Promoção Social. 


    Objetivo:

    Definir e gerenciar a política comercial da empresa voltada para mercados externos ao Governo do Paraná, atuando na prospecção de novas linhas de negócios e serviços para ampliar a receita da Celepar proveniente de outras fontes de recursos, seja dos municípios, de outros estados, órgãos do governo federal e outras entidades.

     

     

    Área sob supervisão direta: