Celepar ajuda população a utilizar tecnologias

A Celepar está ajudando as pessoas a desvendar o uso do celular, a internet ou outras ferramentas tecnológicas para poder acessar programas sociais do Governo e receber os benefícios. TechAjuda conta com 20 colaboradores voluntários.
Publicação
18/05/2020 - 14:37
Editoria

A dificuldade em usar o celular, a internet ou outras ferramentas tecnológicas acaba barrando o acesso da população a programas sociais que trazem um alívio neste momento de pandemia, como o Cartão Comida Boa, do Governo do Estado, ou o Auxílio Emergencial, do governo federal.

Observando essas necessidades, colaboradores da empresa estão ajudando as pessoas a desvendarem essas ferramentas para poderem receber os benefícios.

Os atendimentos são feitos pelo WhatsApp, de maneira simples para facilitar a vida o cidadão com a tecnologia. É só mandar uma mensagem para o número (41) 99124-2342 com sua dúvida que um voluntário entra em contato e se dispõe a auxiliar e tirar as dúvidas.

A proposta de criar o TechAjuda, que conta com 20 colaboradores que respondem de forma voluntária às dúvidas relacionadas ao uso das tecnologias, surgiu de outro projeto de inclusão social da Celepar. Desde 2013, a companhia oferece cursos que ensinam os idosos a usarem a internet e, mais recentemente, os smartphones.

Com isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, os instrutores dos Cursos de Inclusão Social e Digital pelo smartphone passaram a gravar vídeos com dicas que eram postadas nos grupos de WhatsApp dos ex-alunos. Nestas conversas, surgiram dúvidas sobre o acesso aos aplicativos dos benefícios sociais, o que levou a Celepar a criar um canal exclusivo para auxiliar a população.

“Nossa ideia era dar dicas para os idosos usarem os smartphones durante o isolamento, como um incentivo para que eles ficassem em casa e usassem a tecnologia como sua aliada. Porém, muitos começaram a perguntar sobre o acesso aos benefícios, que conhecidos deles estavam se batendo com a tecnologia, então resolvemos criar esse canal de ajuda”, explica Luiz Gustavo Dalazen, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Celepar.

Desde então, o projeto, que começou no dia 30 de abril, já recebeu cerca de 2 mil mensagens e fez 800 atendimentos. A ideia agora é expandir ainda mais os atendimentos, com o suporte também de estudantes das universidades estaduais. Os bolsistas serão contratados por meio de um chamamento em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado.

Vídeos

Graças às dicas que recebe no celular, a aposentada Eroslava Charchut Leszczynski, de 82 anos, está conseguindo passar pelo isolamento, que já dura dois meses, um pouco menos sozinha. Ela participou de dois cursos na Celepar no ano passado, para aprender a usar o smartphone que ganhou da filha. “Eu fui para o prézinho mesmo, porque não sabia como lidar com o celular. Já tinha até desistido”, conta.

Agora, o acesso à tecnologia ajudou ela até a conhecer a bisneta, que nasceu há cerca de 15 dias. “Acompanho tudo pelo Facebook, até quando ela está no banho. Enquanto não posso conhecer pessoalmente, vou participando da rotina pelas fotos”, diz. “Ainda me bato um pouquinho, mas vou anotando as dicas em um caderninho para fazer certo depois”, afirma Eroslava.

Os vídeos enviados aos ex-alunos dos Cursos de Inclusão Social e Digital pelo Smartphone, entre eles Eroslava, fazem parte do projeto #celeparcomvc.

A ideia surgiu assim que iniciou o isolamento social e, até agora, já foram enviados 22 vídeos com dicas de como procurar uma receita, como fazer pesquisa no Google, acessar sites ou fazer e enviar fotos pelo WhatsApp, entre outras. O material é encaminhado toda terça-feira, quinta e sábado.

“Nossos alunos fazem parte do grupo de risco e precisavam ficar em casa para a sua segurança nesse momento tão delicado. A nossa ideia era fazer com que esse momento fosse um pouco mais prazeroso, então surgiu a ideia de ajudar eles a usar a tecnologia para se entreterem”, explica Dalazen. “A interação está sendo ótima, até recebemos fotos das receitas que eles conseguiram preparar depois de pôr nossa dica em prática. A ideia é disponibilizar esse material no YouTube e redes sociais, para ajudar ainda mais pessoas além dos nossos 3 mil alunos”, acrescenta.

Fonte: Agência Estadual de Notícias