Celepar celebra 55 anos de história com nova identidade visual e projetos inovadores

Publicação
27/11/2019 - 13:00
Editoria

A Celepar celebra hoje 55 anos de história dedicados a facilitar a vida do cidadão paranaense. Entre as novidades apresentadas na comemoração, esteve a nova identidade visual da empresa, além de projetos inovadores, como o CeleparLand.

O evento do aniversário da Celepar teve abertura com o discurso do vice-governador do Estado, Darci Piana. “Nas palavras do governador Carlos Massa Ratinho Junior, quero reforçar a importância da Celepar no dia a dia do cidadão e do governo, nesses 11 meses de gestão a companhia tem realizado um trabalho extraordinário, entregando serviços governamentais de qualidade à população, portanto,  temos gratidão em nome do Paraná com esta empresa que está de parabéns”.

NOVA IDENTIDADE

 O presidente da Celepar, Leandro Moura, explicou que a identidade visual da companhia “reforça o novo posicionamento e ressalta o nosso propósito de facilitar a vida do cidadão paranaense”.

CELEPARLAND

Com previsão de lançamento em 2020, O CeleparLand será um centro tecnológico de estímulo e práticas que promovam a inovação e inteligência, em diferentes frentes, contemplando oportunidades desde a formação inicial até a aceleração para o mercado de trabalho e inclusão social. O centro contará com atividades educativas totalmente gratuitas que estarão disponíveis para a população paranaense principalmente aquele que ainda não faz parte do mundo tecnológico. "É iniciativa da Celepar e Governo do Estado, em parceria junto a iniciativa pública e privada, para fomentar a inovação, inteligência e tecnologia em um projeto pioneiro e ousado, na construção de um Paraná Inovador", afirmou o presidente Leandro Moura.

PROJETOS

Entre os projetos de destaque esse ano, a Celepar lançou o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), é primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. A plataforma e o aplicativo reúnem mais de 380 serviços do Governo em um só lugar e funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.

Além disso, foi desenvolvido o sistema Matrícula Online, que possui um conjunto de funcionalidades e permite que os pais ou responsáveis pelo aluno possam escolher a sua escola de interesse e efetivar a matrícula ou a rematrícula de estudantes no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio nas escolas públicas do Estado pela internet, sem a necessidade de ir até a escola. 

A Celepar teve ainda um papel fundamental para elevar o Paraná ao status de área livre da febre aftosa sem vacinação, com o Sistema de Trânsito Agropecuário (SISTRAN), que atende às exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), foram aprimorados um conjunto de projetos desenvolvidos, para melhorar, gerenciar e consolidar as atividades realizadas por veterinários, agrônomos e técnicos agropecuários da ADAPAR em todo o Paraná. 

HISTÓRIA

Fundada em 1964 com o nome Centro Eletrônico de Processamento de Dados do Paraná, a Celepar é a mais antiga empresa pública do país, criada com a finalidade de prestar serviços de informática a todos os órgãos e entidades que integram a administração pública estadual. 

Em 1965 a companhia teve o seu primeiro computador, entre os serviços que marcaram época, esteve o sistema de teleprocessamento para identidades em 1980, pioneiro na identificação de RG's duplicados, e o recadastramento eleitoral em 1986 feito em tempo recorde, onde os cidadãos paranaenses foram os primeiros do país a receberem os novos títulos de eleitor.