Celepar e Parque Tecnológico Itaipu estudam parceria no desenvolvimento de soluções

A visita do presidente da Celepar deu início às tratativas entre as instituições
Publicação
06/03/2020 - 17:56
Editoria

A Celepar e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI)  podem estreitar sua parceria para o desenvolvimento de ações em áreas como inteligência de dados e inteligência artificial. O presidente da Celepar, Leandro Moura visitou o PTI e deu início às tratativas para ampliar as soluções elaboradas pelas empresas.

Depois de conhecer algumas das iniciativas do Parque Tecnológico, como o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e o Programa de Desenvolvimento de Negócios, Leandro Moura disse ter identificado áreas de sinergia entre as duas instituições. "Vários projetos que estamos pensando como Celepar, vi funcionando aqui no PTI. Então, para que reinventar a roda? Vale uma parceria para entregarmos produtos juntos", afirmou Moura.

Outro ponto em comum entre as instituições é a finalidade de suas ações. "O nosso viés hoje é trabalhar com a tecnologia e a inovação pensando na desburocratização do Estado e em uma melhoria da qualidade de vida ao cidadão", destacou o presidente da Celepar. Esse foco da estatal converge com o propósito do Parque Tecnológico, de transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade.

Moura foi recebido pelo diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, que fez uma breve apresentação institucional. Garrido mencionou a disposição do Parque Tecnológico em renovar a parceria com a Celepar com bases mais concretas e foco nos resultados.

Inteligência Artificial

Entre as possibilidades de atuação conjunta entre PTI e Celepar já sinalizadas por Leandro Moura estão a Inteligência Artificial (IA), uma vez que a companhia reúne bases de dados originados na prestação de serviços públicos que podem ser transformadas em soluções em diversas áreas, como saúde e segurança pública. IA é o ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar soluções que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisão e resolver problemas.

Blockchain

Outro interesse da Celepar é a tecnologia blockchain, um banco de dados descentralizado e criptografado, utilizada pela startup Brexbit, incubada no PTI, para o desenvolvimento de soluções como a certificação de procedência de cafés especiais para exportação, bem como o rastreamento de embalagens de defensivos agrícolas.