Celepar participa da 17ª Semana de Ciência e Tecnologia

O presidente da Celepar, Leandro Moura, participou do painel de abertura do evento. A semana de Ciência e Tecnologia ocorreu entre os dias 16 e 23 de outubro, e discutiu ações de Inteligência Artificial desenvolvidas no território paranaense.
Publicação
26/10/2020 - 18:03
Editoria

A Celepar participou da 17ª Semana de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na última semana, e foi promovida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O tema central do evento foi “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, foi um dos convidados do painel de abertura, que debateu as estratégias nacionais e estaduais de Inteligência Artificial (AI), e destacou a Celepar como pioneira em tecnologia da informação no Brasil, principalmente em termos de Inteligência Artificial. “Estamos criando 22 iniciativas que usam a Inteligência Artificial para resolver demandas em diferentes secretarias do Estado. Nós acreditamos que aplicar AI aos serviços públicos é um caminho sem volta”.
A Semana de Ciência e Tecnologia deste ano também abordou aspectos da Inteligência Artificial no agronegócio e seus impactos na saúde e bem-estar, a educação e novos ambientes de aprendizagem, a energia e meio ambiente nas cidades inteligentes, além de discussões sobre soluções de Design, arte e tecnologia.

O uso da Inteligência Artificial no desenvolvimento de Soluções

A Celepar é responsável pelo primeiro programa de prestação de serviços públicos desenvolvido por AI no país, o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), solução esta que auxilia o Governo do Estado na tomada de decisões que impactam a vida do cidadão.

Na plataforma, os cidadãos podem acessar o vencimento de faturas de água e luz, a situação dos pontos da carteira de motorista, cadastrar animais de estimação, fazer agendamentos em órgãos públicos, consultar o boletim escolar dos filhos que estudam em escolas estaduais, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, além de outras facilidades.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias.