Doação de sangue no Estado está disponível por agendamento online no PIÁ
26/03/2020 - 15:01

Com o objetivo de organizar e auxiliar a doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), a Celepar disponibilizou no Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) o agendamento para doações de sangue nas unidades de Curitiba e Cascavel.

Desta forma os atendimentos evitam aglomerações e filas, respeitando as regras de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, seguindo as orientações da Secretaria da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as pessoas podem continuar a doar sangue e manter os estoques para atendimento aos hospitais.

Quem pode doar?

Todas as pessoas saudáveis e que estão fora do grupo de risco podem doar normalmente, de 16 a 59 anos que não tenham sintomas do novo coronavírus ou gripe comum.

Como doar?

Para acessar este serviço pelo PIÁ basta digitar agendar doação de sangue, ou clicar neste link:

Queda de doações

As doações de sangue também foram impactadas neste período devido ao novo coronavírus. O estoque do banco de sangue do Paraná costuma durar, em média, de 5 a 10 dias. Essa é uma quantidade considerada “ideal”. Atualmente, em decorrência da redução das doações, o estoque caiu para 2 a 3 dias. A principal carência é em relação às plaquetas.

“O volume coletado na doação de sangue não deixa o corpo mais suscetível a doenças. Sempre alguém necessitará de uma cirurgia de urgência e, nesses casos, ter estoque de sangue é essencial. É mais uma medida de solidariedade nesse novo contexto da sociedade. Precisamos estar preparados”, destacou Liana Andrade Labres de Souza, diretora da rede Hemepar.

Funcionamento

A Hemepar está funcionando de segunda a sábado das 7h30 às 18h00.

Últimas Notícias