Farmácias do Estado auxiliam no enfrentamento à pandemia com apoio da Celepar

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu ajustes na entrega de medicamentos e reduziu a necessidade de circulação de pessoas nas sedes das farmácias das Regionais de Saúde. O trabalho foi desenvolvido pelo setor de assistência farmacêutica e pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A Celepar participou como apoio nesta iniciativa, bem como no desenvolvimento da solução de assistência farmacêutica Sismedex, utilizada na operacionalização destes processos.
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17/08/2020 - 14:14
Editoria

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu ajustes na entrega de medicamentos e reduziu a necessidade de circulação de pessoas nas sedes das farmácias das Regionais de Saúde. O trabalho foi desenvolvido pelo setor de assistência farmacêutica e pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A Celepar participou como apoio nesta iniciativa, bem como no desenvolvimento da solução de assistência farmacêutica Sismedex, utilizada na operacionalização destes processos.

“Quando começamos a diagnosticar pessoas infectadas com o novo coronavírus, prontamente colocamos todas as áreas para pensar o que seria possível modificar para evitar aglomeração de pessoas. A farmácia é um dos serviços que atende mais de 257 mil pessoas no Paraná inteiro, por isso foi de extrema importância a rapidez nas adequações e ajustes realizados”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

O Estado tem 23 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde que atendem aos usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens (medicamentos e insumos) do componente especializado da assistência farmacêutica e do elenco complementar.

Desde o início de março, após a publicação do Decreto 4230/2020, o atendimento aos usuários tem sido somente no horário agendado. Além disso, é permitida a entrada de somente uma pessoa (usuário ou seu representante), que deve obrigatoriamente estar com máscara.

Os locais foram reorganizados em relação aos fluxos de trabalho e adequação dos ambientes físicos. Nas áreas de espera houve redução de cadeiras possibilitando um maior espaçamento entre elas para que o distanciamento seja respeitado, além da disponibilização de álcool em gel.

Antecipação

Em relação à dispensação dos medicamentos do componente especializado, as farmácias foram orientadas, já a partir de 16 de março, a entrega antecipada para dois ou três meses de tratamento, a depender dos seus estoques e da orientação do Cemepar.

No primeiro trimestre de 2020 foram 194.465 dispensações, sendo que no segundo trimestre esse número cai para 134.195. Esta medida trouxe uma redução de 60.270 pessoas circulando nas farmácias, o que contribuiu em muito para diminuir a aglomeração nesses ambientes.

“A estratégia foi tão bem-sucedida que será adotada daqui para frente como regra, independente da pandemia. As farmácias com maior número de pacientes já realizavam a dispensação para dois meses, porém agora essa regra está sendo adotada por todas as 22 Regionais de Saúde”, explica a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli.

PIÁ

O pré-cadastro de novos usuários residentes em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel pode ser por meio da plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) desenvolvida pela Celepar e que conta com diversos serviços do Governo do Estado.

Pela plataforma o usuário pode enviar exames, laudos e demais documentos de forma eletrônica,  tendo como objetivo evitar o deslocamento do paciente até a farmácia para realizar essa etapa.

Renovação de laudo para medicamentos

Com a chegada inesperada da pandemia, a equipe da Celepar que atende aos profissionais da saúde do Estado teve que se adaptar, tanto para o atendimento remoto, quanto na atualização de sistemas que auxiliam a gestão da Secretaria da Saúde, e das Farmácias Especiais do Estado. Desta forma, a solução de assistência farmacêutica Sismedex, sistema especialista para gerenciamento e operacionalização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (CEAF), passou por diversas adaptações, com foco na preservação da saúde de pacientes e também dos profissionais que realizam atendimentos.

Ao início, a ferramenta enviou mensagens aos cidadãos que buscavam seus medicamentos em Farmácias Especiais, para evitar o deslocamento até as mesmas, caso estivessem com sintomas do novo coronavírus, possibilitando assim, que outra pessoa fosse autorizada para retirá-los. Durante a pandemia, a solução precisou ser adaptada, tanto para evitar aglomerações de pessoas, quanto para se adequar à nova regulamentação da renovação do  Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME), que passou a vigência de 3 meses para 6, um documento necessário aos pacientes para retirar seus medicamentos. Entre outras atualizações importantes neste processo, esteve a dispensação de medicamentos de forma antecipada, bem como a ampliação da entrega em casa dos medicamentos aos cidadãos.

Remédio em casa

O serviço de entrega de medicamentos em casa, denominado “Remédio em Casa” também foi ampliado para os residentes em Curitiba, passando de pouco mais de 3.600 para 5.400 usuários cadastrados na farmácia da 2ª Regional de Saúde, o que significa 18% do total de pacientes cadastrados nessa farmácia.

O serviço também foi ampliado para a 10ª RS de Cascavel, inicialmente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o que permitiu a entrega em domicílio para cerca de 820 pacientes, que em breve receberão os medicamentos assegurados pelo Estado. Esse serviço será em breve ampliado para outras duas grandes farmácias.

Fonte: Agência Estadual de Notícias