Governo do Estado apresenta projetos de sustentabilidade em evento da ONU

O Governo do Estado e a Celepar estiveram presentes dia 15 de julho no evento United Nations High-level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) 2019, promovido pela ONU em Nova York. Nesta oportunidade, junto as outras iniciativas do projeto "Paraná de Olho nos ODS", do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, serão apresentados aos chefes de estado e lideranças mundiais da sociedade civil, quatro ações do Governo do Paraná e da Celepar nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
16/07/2019 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado e a Celepar estiveram presentes dia 15 de julho no evento United Nations High-level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) 2019, promovido pela ONU em Nova York. Nesta oportunidade, junto as outras iniciativas do projeto "Paraná de Olho nos ODS", do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, foram apresentados aos chefes de estado e lideranças mundiais da sociedade civil, quatro ações do Governo do Paraná e da Celepar nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Estado do Paraná terá uma participação de destaque no evento, sendo a abertura feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que dará início aos trabalhos dessa atividade, junto ao corpo técnico presente, a convite do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e da Organização Mundial da Família (WFO), instituições da ONU.

De acordo com Allan Costa, a Celepar trabalha ativamente todos os dias com o propósito de aplicar a tecnologia a favor de uma vida mais descomplicada para o cidadão e de um Estado mais moderno, inteligente e inovador. "Por isso, temos como prioridade as ações que colocam em pauta ideias e estratégias que possibilitem a garantia da sobrevivência dos recursos naturais do planeta e as soluções que buscam o desenvolvimento sustentável e não seria diferente nesses produtos específicos para disseminar e contribuir com os ODS", explicou Costa.

Projetos da Celepar apresentados no evento

Portal Boas Práticas ODS

Site que centraliza as ações realizadas no Estado do Paraná, relacionadas a uma ou mais ODS. Foi desenvolvido para o cadastro e compartilhamento de boas ideias e iniciativas destinadas à sociedade.

ODS & Arte

Projeto que contempla as mais diversas formas de manifestação artística: visuais, plásticas, dança, música, teatro, moda e artesanato. Disponível em três idiomas, o portal possibilita uma visão sistêmica das ações culturais e estimula a reflexão em toda comunidade.

BI Paraná de Olho nos ODS

Case de Business Intelligence (BI) responsável pelo mapeamento, acompanhamento e monitoramento dos indicadores relacionados aos ODS. Destinada aos gestores públicos, foi desenvolvida através de princípios voltados a inovação e atualização, que possibilitam a checagem de informações relevantes acerca dos municípios paranaenses de forma rápida e ágil, proporcionando aos gestores, tomadas de decisão e a criação de políticas públicas.
Missão ODS

O projeto faz um mapeamento das informações geradas pelo "BI Paraná de Olho nos ODS" para constatar se os dados refletem à realidade local, bem como fortalecer a parceria entre grupos importantes à sociedade como Secretarias Estaduais, Municipais, Organizações Sociais e Grupos de Escoteiros. O "Missão ODS" promove ainda mais eficiência nas ações realizadas em prol dos objetivos de sustentabilidade.

ODS

Os ODS foram construídos de forma colaborativa em uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros, com o objetivo de promover o bem no planeta.

Allan Costa lembrou que a Celepar, desde novembro de 2015, é signatária dos ODS e "tem contribuído de maneira significativa para a sua disseminação, engajamento, gestão e compartilhamento através de ferramentas de inovação e tecnologia".