Governo do Estado debate políticas públicas em municípios do g100 na Celepar

O Governo do Estado, representado pelo vice-governador Darci Piana, esteve hoje (11) na Celepar em uma reunião com representantes de diversos segmentos estatais para discutir a criação de novas políticas públicas governamentais com foco em municípios do g100, utilizando como base informações obtidas de soluções desenvolvidas pela Celepar
11/06/2019 - 18:55

O Governo do Estado, representado pelo vice-governador Darci Piana, esteve hoje (11) na Celepar em uma reunião com representantes de diversos segmentos estatais para discutir a criação de novas políticas públicas governamentais com foco em municípios, utilizando como base informações obtidas de soluções desenvolvidas pela Celepar. Em pauta, estiveram o g100, bem como os cases de business intelligence Cadastro Único e Paraná de Olho nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

O presidente Allan Costa foi o responsável pela abertura da reunião, ele afirmou que “este evento vem ao encontro da Celepar em se tornar cada vez mais uma empresa de inteligência, como na disponibilização de dados inteligentes ao Governo do Estado, para criar políticas públicas mais eficientes, contribuindo todo dia para facilitar e melhorar a vida do cidadão paranaense”.

g100

Elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o g100 reivindica à União e aos Estados um tratamento diferenciado e favorecido na formulação e execução das políticas públicas específicas para os municípios que compõe esse grupo em prol de melhorar a vida dessa parcela da população.

ODS

Os ODS foram construídos de forma colaborativa em uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros, com o objetivo de promover o bem no planeta.

BI ODS

Estudo da Celepar em parceria com o CEDES e o IPARDES que realiza o mapeamento, acompanhamento e o monitoramento dos indicadores do Estado do Paraná relacionados aos ODS. Essa aplicação obtém dados de diversas de fontes e os transformam em informações que auxiliam os gestores públicos na tomada de decisão, além de facilitar a elaboração de diagnósticos socioeconômicos e de políticas públicas.

Cadastro Único

Estudo que possibilita o acompanhamento e mapeamento das famílias inscritas no Cadastro Único, o case abrange diversas informações, tais como: localização das famílias, trabalho infantil, comunidades tradicionais do Paraná, renda per capita, existência de água encanada e luz elétrica no domicílio, escolaridade, documentação, entre outras. São contemplados, também, alguns programas federais e estaduais, como Bolsa Família, Pronatec, Família Paranaense e Luz Fraterna.

Presenças

Integraram a reunião os prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; Guarapuava, Cesar Silvestre; Piraquara, Marcus Tesserolli; Sarandi, Walter Volpato e a prefeita de Colombo, Isabete Pavin. Participaram também integrantes da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Sanepar, Paranacidade, Fomento, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná (CEDES) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Além do presidente Allan Costa, estiveram presentes pela Celepar o diretor de tecnologia da informação e comunicação, Leandro Moura, e os colaboradores Luiz Gustavo Dalazen, Cristina Viomar e Paula Guedes.