Governo do Paraná lança serviço gratuito de Telemedicina para atender a população

Iniciativa pretende contribuir para a proteção dos profissionais de Saúde paranaenses e o Distanciamento Social Ampliado (DSA)
Publicação
14/04/2020 - 17:13
Editoria

O Governo do Estado lançou ontem o Telemedicina Paraná, um serviço de atendimento de saúde online, que vai auxiliar nas medidas de enfrentamento à Covid-19. Além de agilizar o atendimento à população, a plataforma ajuda a desafogar as unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão possa ser consultado diretamente de sua casa.

A solução tecnológica foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir de uma demanda da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e a parceria do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura a plataforma tem o objetivo de garantir, por meio da tecnologia, um atendimento seguro entre o profissional da saúde e seu paciente, desta forma não há risco de contágio entre eles, proporcionado mais uma ferramenta importante na prevenção à saúde dos cidadãos, tanto física, quanto mental".

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a Telemedicina tem rompido paradigmas, reduzindo distâncias geográficas e conectando pacientes aos diversos especialistas da área da Saúde. “Esse avanço é possível devido à aplicação de novas tecnologias, com o uso da Internet e de sistemas audiovisuais, resultando em um aparato inovador e tecnológico, que contribui para a resolução de demandas comuns no campo da Saúde, como a carência de especialistas e o esclarecimento de dúvidas”, afirma.

Como funciona

Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente deve preencher um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema fará uma triagem inicial por meio da Inteligência Artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus, receberá orientações de como se prevenir.

Se for identificado com algum sintoma, será encaminhado para nova triagem com profissionais da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19, ele receberá novas orientações. Caso haja a possibilidade de ser a doença, ele será encaminhado ao atendimento com um médico por vídeo, chat ou áudio.

Na consulta online, o médico dará o diagnóstico, inclusive com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.

Serviço

O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus (Chamada Pública 09/20), que conta bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, para o desenvolvimento de projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate a essa pandemia, que acomete o Brasil e o mundo. Além dos estudantes bolsistas, que atuam no atendimento intermediário dos cidadãos, médicos e psicólogos atuam como voluntários no atendimento final dos pacientes.

O que é telemedicina

É um segmento da Saúde que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na atenção médica a pacientes e outros profissionais da área, situados em locais diferentes, principalmente casos médicos em que a distância representa fator crítico na oferta de serviços de Saúde. Entre os benefícios, essa inovação proporciona suporte diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

A especialidade está amparada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução CFM nº 1.643/2002, e desde a década de 1990, tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Telemedicina é exercida por profissionais de Saúde devidamente capacitados e habilitados, considerando as áreas de interesse. Dessa forma, o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia, por exemplo, será sempre um Médico Radiologista.