Mais de 750 mil famílias foram assistidas pelo programa Cartão Comida Boa

O Programa Cartão Comida Boa, promovido pelo Governo do Estado em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) beneficiou mais de 750 mil famílias paranaenses, além de movimentar mais de 113 milhões de reais no comércio dentro do Paraná.
13/08/2020 - 12:26

A Celepar realizou a impressão do cartão, além de ser responsável pela criação e administração do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa, bem como pelo desenho e implementação da solução tecnológica que geriu as informações desta iniciativa.

“Mobilizamos mais de 50 colaboradores, que, inclusive, auxiliaram no treinamento dos atendentes do programa. Esta iniciativa foi fundamental para prestarmos assistência a um público em um momento extremamente delicado em que vivemos e, ao mesmo tempo,  provamos que´a tecnologia também é humana ao ajudarmos a sociedade”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Moura lembrou também que o desafio da Celepar foi grande, pois foi identificado que nem todos os beneficiários possuíam acesso à internet ou celular. A solução foi foi mudar o fluxo, colocando essa necessidade e responsabilidade ao comerciante, por isso a criação de um cartão com QR-Code atrelados a um CPF e com senha simples, garantindo a segurança e acessibilidade ao cidadão para obter o benefício.

No total, mais de 6.700 estabelecimentos foram credenciados, já para o auxílio na distribuição dos cartões, atuaram mais de 9.800 voluntários, trabalho este, coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

O auxílio governamental foi entregue a moradores do Paraná inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e que atendiam requisitos estabelecidos na regulamentação do programa. Também foram contemplados autônomos e microempreendedores individuais que tiveram a renda momentaneamente afetada pela pandemia.

Além das entidades públicas estaduais, contribuíram para o sucesso do Comida Boa a cooperação de todas as prefeituras, da Associação Paranaense de Supermercados, de centenas de empreendimentos comerciais espalhados pelo Estado, várias entidades filantrópicas, movimentos sociais e igrejas que se dispuseram a ceder o espaço para entrega dos cartões.