Paraná Inteligência Artificial é apresentado em fórum da Smart City
20/11/2019 - 18:25

Nesta quarta-feira (20), a Celepar participou do Smart City Business Fórum Series, em conjunto com especialistas de todo o Brasil, para discutir os rumos da inteligência artificial, automação e indústria 4.0. 

O evento reuniu representantes de todo o ecossistema de cidades (governos, empresas, instituições e sociedade civil), articulando sobre as melhores formas de amenizar os impactos sociais, por meio do incentivo ao empreendedorismo e geração de empregos em mercados novos e tecnológicos que, além de gerar emprego e renda, podem transformar as cidades e melhorar a relação entre os governos e os cidadãos.  

O diretor de Desenvolvimento da Celepar, Danilo Scalet, abriu a rodada de painéis, com o tema Governo do Paraná e a Inteligência Artificial, onde apresentou os avanços do estado no uso da IA e também do case PIÁ. 

Ele explicou que o Programa de Inteligência Artificial do Paraná (PIÁ) disponibiliza cerca de 380 serviços de diferentes órgãos, numa plataforma que o cidadão tem acesso ao vencimento das faturas de água e luz, aos pontos na carteira de motorista, pode cadastrar animais de estimação, agendar atendimentos em órgãos públicos, ver e resgatar os créditos do Nota Paraná, consultar o boletim escolar dos filhos matriculados nas escolas estaduais, entre outras facilidades. 

É uma ferramenta que permite crescer e desenvolver novos serviços de forma ágil, além de se integrar a outros poderes, ao governo federal e aos municípios”, explicou Scalet. “O desafio é descobrir que serviços são mais relevantes e quais precisam ser melhorados, para que a gente possa redesenhá-los. Faremos isso utilizando uma plataforma tecnológica que permita fazer isso de forma rápida, que possa ser revisto e aprimorado continuamente”, completou.

Últimas Notícias