Plataforma desenvolvida pela Celepar permite participação popular no planejamento do Estado
06/05/2019 - 12:13

O Governo do Estado lança nesta segunda-feira (06) uma plataforma digital que permite a participação pública na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2020 a 2023. Através do site www.planejaparana.pr.gov.br, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria do Planejamento e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, o cidadão terá a oportunidade de encaminhar opiniões e sugestões relativas ao planejamento do Paraná, de acordo com as propostas do Plano de Governo.

Em um ambiente digital moderno, interativo e de fácil navegação, o cidadão poderá avaliar, dentro de uma escala de 1 a 5 estrelas, o seu interesse pelas 299 propostas apresentadas no Plano de Governo, além de poder fazer sugestões e encaminhar sua opinião. O portal coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes possui acessibilidade em todo o seu conteúdo.

O secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, que coordena o processo, explica que o objetivo da consulta pública online é possibilitar uma participação mais efetiva dos paranaenses. “Estamos disponibilizando uma ferramenta de consulta pública inovadora, que permite de forma fácil e transparente a participação da população na construção do Paraná que queremos”, afirmou.

Três Eixos

O conteúdo disponível para avaliação da população está dividido em três eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e gestão. Eles estão dentro das 36 áreas do planejamento, como educação, saúde e segurança pública.

Até 31 de maio

A população tem até o dia 31 de maio para participar desta etapa de elaboração do Plano Plurianual, que inclui a consulta pública através da plataforma digital. As outras quatro etapas incluem a elaboração da proposta de acordo com as sugestões dos cidadãos, audiências públicas, consolidação da proposta no formato de Projeto de Lei e aprovação pela Assembleia Legislativa.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública, obrigatório para a União, estados, Distrito Federal e municípios. Tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. O PPA é organizado em programas, que conjugam iniciativas e metas para atender a um problema ou demanda da população e que direcionam as ações e obras das leis orçamentárias para o período.

Fonte: Agência Estadual de Notícias