Renovações de CNH pelo Detran Fácil ultrapassam 800 mil atendimentos em 2018
24/01/2019 - 18:33

Em 2018 foram prestados 2.663.735 serviços por meio do Detran Fácil, com destaque para as renovações de CNH realizadas sem ida ao Detran, que atenderam 808.858 cidadãos paranaenses.

 

COMO FUNCIONA


O motorista recebe pelo correio o aviso de vencimento da CNH, junto com o boleto com código de barras para o pagamento da taxa. Depois, ele agenda, pelo Detran Fácil, o exame médico, exigido pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a verificação biométrica, identificando o motorista pela impressão digital, que garante a segurança do processo.

Depois de aprovado no exame de aptidão física, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia, digital e assinatura do documento anterior. A nova carteira chegará pelo correio no endereço cadastrado em até dez dias úteis.

 

A renovação presencial da CNH ainda é exigida em diversas situações, como nos casos de motoristas que tiveram impedimentos (suspensão, bloqueios), alteração de nomes ou dados da carteira de identidade ou, ainda, necessidade de atualização da biometria, pois periodicamente é preciso renovar os dados de fotos e assinaturas dos condutores.
 

O Detran Fácil foi lançado em 2011, em uma parceria entre o Detran-PR e a Celepar e, desde então, prestou milhões de serviços de forma digital, evitando filas e agilizando o atendimento ao cidadão.