Sistema desenvolvido pela Celepar facilita a gestão do financiamento a agricultores familiares no Estado

A Celepar desenvolveu o sistema para cadastro do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a agricultura familiar do Paraná. Esta iniciativa permite aos agricultores familiares o financiamento com preços mais acessíveis de tratores, pulverizadores e colhedoras.
Publicação
17/06/2020 - 11:56
Editoria

A Celepar desenvolveu o sistema para cadastro do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários para a agricultura familiar do Paraná. Esta iniciativa  permite aos agricultores familiares o financiamento com preços mais acessíveis de tratores, pulverizadores e colhedoras.

O sistema possibilita a realização da primeira etapa do processo, que contempla a aprovação de financiamentos, o cadastramento dos produtores interessados, o maquinário a ser financiado e a instituição financeira responsável pelo financiamento. Também é possível registrar quais destes financiamentos foram aprovados ou recusados.

A solução auxilia a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no controle e no monitoramento dos financiamentos, facilitando também a gestão, planejamento e a logística dos recursos distribuídos e utilizados no Estado.

Parcerias do Programa

Além da atuação da Celepar,  o programa é uma parceria entre a Seab, a Emater, a Fomento Paraná, agentes financeiros e cooperativas de crédito, além de fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.

Como se inscrever

O agricultor interessado em adquirir máquinas e implementos deve procurar a unidade da Emater em seu município. Lá, deve preencher uma pré-proposta para análise cadastral no agente financeiro. Após a análise do Banco, ela segue para a Seab, para aprovação final e inclusão no Sistema de Equivalência em Produto. Por fim, o Departamento de Economia Rural da Seab encaminha as propostas aos bancos credenciados e são efetuados o financiamento, a liberação, o pagamento e a liberação do equipamento ao beneficiário.

Mais informações

Para mais informações, como os produtos que podem ser financiados, basta acessar este link.