Soluções da Celepar ajudam ações da saúde, segurança, trânsito e agricultura

Desde março o Paraná tem enfrentado uma epidemia mundial, causada pelo novo coronavírus. Neste período a Celepar tem desenvolvido diversas soluções, inclusive para auxiliar no combate e também na prevenção à doença.
Publicação
26/08/2020 - 09:12
Editoria

Desde março o Paraná tem enfrentado uma epidemia mundial, causada pelo novo coronavírus. Neste período a Celepar tem desenvolvido diversas soluções, inclusive para auxiliar no combate e também na prevenção à doença.

“Temos um papel fundamental neste momento, em que disponibilizamos a tecnologia para auxiliar tanto os gestores públicos, quanto a população, uma vez que ao deixar de comparecer presencialmente para obter serviços do Estado, estamos também preservando a saúde de cada um, o que vem ao encontro do nosso propósito de salvar vidas”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura. Ele lembrou ainda, que a empresa, bem como os colaboradores, teve que se reinventar e se adaptar para a atuação de forma remota.

Saúde

Na área da saúde, a empresa desenvolveu e participou de diversas iniciativas, com foco na prevenção e no combate ao novo coronavírus, colocando a tecnologia como aliada aos profissionais de saúde do Estado.

Entre elas, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), uma ferramenta multidisciplinar que atende o paciente desde a sua entrada até a sua saída em uma unidade de saúde, foi implantado de forma inédita remotamente em três hospitais paranaenses, o da Zona Norte de Londrina (HZN), de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) e de mais módulos no Regional do Litoral de Paranaguá (HRL).

Já o sistema de regulação GSUS/CARE está sendo a base operacional para a Secretaria da Saúde (SESA) no enfrentamento da epidemia, ao possibilitar o gerenciamento da disponibilidade e ocupação dos quase mil leitos de UTI criados especificamente para atender os casos de Covid-19, sem falar nos leitos de atendimento clínico, pediátrico e de retaguarda.

Ela está integrada com o sistema NOTIFICA Covid  da SESA, utilizado para a notificação e também gerenciar os casos suspeitos, confirmados e descartados de coronavírus. Este controle proporciona ao corpo clínico dos hospitais a tomada de ações adequadas prevenção, cuidados e condutas no tratamento destes pacientes.

Em conjunto ainda teve a disponibilização de relatórios através do Business Intelligence (BI), permitindo consultar os dados e acompanhar a evolução da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo mais real. Estas ações favorecem o gerenciamento e o embasamento para a tomada de decisões.

A solução de assistência farmacêutica Sismedex desenvolvida pela empresa, foi adaptada, tanto para evitar aglomerações de pessoas, quanto para se adequar à nova regulamentação da renovação do  Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME), que passou a vigência de 3 meses para 6, um documento necessário aos pacientes para retirar seus medicamentos. Entre outras atualizações importantes neste processo, esteve a dispensação de medicamentos de forma antecipada, bem como a ampliação da entrega em casa dos medicamentos aos cidadãos.

Telemedicina

A empresa desenvolveu em parceria com a Secretaria da Ciência e Ensino Superior o aplicativo Telemedicina Paraná. Este serviço gratuito já atendeu mais de 11 mil pacientes, dentre consultas médicas e acolhimentos psicológicos.

Trânsito

O portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) foi reformulado, com o objetivo de ampliar serviços digitais e facilitar o acesso aos cidadãos. Outra iniciativa que contou com a colaboração da Celepar, foi na disponibilização do novo serviço de liberação anual do laudo de Gás Natural Veicular (GNV), que dispensa a exigência do atendimento presencial.

Segurança Pública

O aplicativo 190 recebeu uma atualização, um botão chamado COVID-19, que possibilita ao cidadão realizar denúncias de locais com aglomerações de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos, e, assim, as forças policiais atenderem estas ocorrências, com o intuito de combater a proliferação do novo coronavírus.

O Sistema de Gestão da Execução Penal (Sigep) foi implantando no Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) ao final de julho. Esta solução possui mais de 200 funcionalidades, o que demonstra sua complexidade em meio à sua gama de serviços, possibilitando agilidade, eficiência e dinamismo aos gestores da segurança pública no Estado.

Em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), a empresa desenvolveu uma solução possibilita o registro pela internet de Boletins de Ocorrência (BO) referentes a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha) e estelionato. Os registros podem ser feitos pelo portal http://www.policiacivil.pr.gov.br/BO.

Solidariedade

“Em momentos como o que vivemos, mostramos o tamanho da nossa força, nossos colaboradores ilustraram que a tecnologia também é humana. Uma de nossas soluções ilustra isso, o aplicativo Paraná Solidário, que conecta a solidariedade do doador com a necessidade de algum produto por parte de uma instituição”, afirmou Leandro Moura.

A Celepar participou de algumas campanhas, como a Cesta Solidária, oportunidade em que foram doados pelos colaboradores cerca de 2,5 toneladas de alimentos, e do Aquece Paraná, com 500 itens entre vestuário e cobertores. Além disso, máscaras foram doadas à Central Única de Favela, para voluntários que estão atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia.

A empresa identificou que muitas pessoas possuem dificuldade no uso da tecnologia, como no manuseio de aplicativos. Pensando nisso, foi lançado durante a pandemia o serviço Tech Ajuda, com mais de 2700 atendimentos via WhatsApp, os colaboradores voluntários estão auxiliando cidadãos que precisam de ajuda tecnológica, principalmente no uso de smartphones.

Fazenda

Lançado em parceria com a Receita Estadual e a Secretaria da Fazenda, o aplicativo Melhor Hora, ajuda o cidadão na escolha do melhor momento para realizar compras em mercados e farmácias, evitando aglomerações e preservando a sua saúde. Com base na emissão de notas fiscais, é possível pesquisar por bairro e cidade, um indicativo do fluxo de pessoas realizando compras naqueles estabelecimentos.

“É uma solução simples e que une a tecnologia com a preservação da saúde. Vale lembrar a importância da emissão da nota fiscal. Portanto, ao solicitar a inclusão de seu CPF em suas compras no comércio, você pode receber créditos no Nota Paraná, além de ajudar outros cidadãos em consultas das melhores ofertas no aplicativo Menor Preço. Está tudo conectado”, enalteceu o presidente Leandro Moura.

Agricultura

A empresa participou do evento Pense Agro. Oportunidade em que o presidente Leandro Moura explicou algumas soluções da empresa voltadas para a agricultura. O evento contou também com um workshop gratuito da Celepar, para ensinar como utilizar alguns aplicativos do Governo do Estado, como o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Melhor Hora, Menor Preço e o Paraná Solidário. Além disso, alguns sistemas ajudaram ao Estado a conseguir uma certificação nacional de território livre da febre aftosa, este, emitido pelo Ministério da Agricultura, o que amplia a possibilidade de exportação de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte.

Cartão Comida Boa

A Celepar realizou a impressão do cartão, além de ser responsável pela criação e administração do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa, bem como pelo desenho e implementação da solução tecnológica que geriu as informações desta iniciativa, ajudando mais de 750 mil famílias, com a movimentação de 113 milhões de reais no comércio paranaense.

“Mobilizamos mais de 50 colaboradores, que, inclusive, auxiliaram no treinamento dos atendentes do programa. Esta iniciativa foi fundamental para prestarmos assistência a um público em um momento extremamente delicado em que vivemos e, ao mesmo tempo,  provamos que´a tecnologia também é humana ao ajudarmos a sociedade”, enalteceu o presidente Leandro Moura.

Moura lembrou também que o desafio da empresa foi grande, pois foi identificado que nem todos os beneficiários possuíam acesso à internet ou celular. A solução foi foi mudar o fluxo, colocando essa necessidade e responsabilidade ao comerciante, por isso a criação de um cartão com QR-Code atrelados a um CPF e com senha simples, garantindo a segurança e acessibilidade ao cidadão para obter o benefício.