Veja como economizar e se prevenir de fraudes em compras na Black Friday

Esperada por muitos consumidores, ao final do mês acontecerá a Black Friday, dia em que produtos são ofertados com preços mais acessíveis ao consumidor.
Publicação
25/11/2019 - 16:56
Editoria

Esperada por muitos consumidores, ao final do mês acontecerá a Black Friday, dia em que produtos são ofertados com preços mais acessíveis ao consumidor. Para auxiliar os cidadãos na hora das compras, o aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Fazenda, permite que o consumidor visualize um histórico anterior dos valores do produto, com a ilustração de um gráfico de segmento em que é possível medir os parâmetros de evolução e regressão em até 2 meses, um aliado para quem não quer cair em propaganda enganosa e também para economizar.

A diretora do Procon, Claudia Silvano, enalteceu que o Governo do Estado dispõe de outras iniciativas da Celepar que também podem ajudar os consumidores. “É importante fazer o cadastro no Nota Paraná, pedir a nota fiscal na hora da compra e o CPF na nota, pois, além dos inúmeros benefícios, como prêmios e possibilidade de trocar por serviços ou ter desconto no IPVA, o consumidor terá a nota arquivada por 14 meses no aplicativo para caso haja necessidade de fazer reclamação ou troca”.

Claudia ressaltou que quanto maior o número de pedidos de CPF na nota, maior será o banco de dados com informações de preços no aplicativo Menor Preço. “Mais consumidores serão ajudados e beneficiados, e as vantagens se estendem ao próprio mercado, pois fomenta uma competitividade positiva, conclui Claudia. 

O site do Procon também oferece o Procon PR em Números, que permite que o consumidor visualize a quantidade de reclamações sobre diversos produtos e marcas, como um índice de reclamações, que facilita a escolha para compras.

Black Friday

A data mais esperada do ano para os consumidores que querem comprar produtos com preços mais acessíveis, conhecida como “Black Friday”, acontecerá oficialmente no dia 29 de novembro, sexta-feira.