Solução de autobiometria da Celepar acelera transformação digital do Detran-PR 13/03/2025 - 15:34

Após a pandemia de Covid-19, cresceu o número de fotos desatualizadas nas CNHs. Para resolver esse problema, o Detran-PR, em parceria com a Celepar, implementou um recurso de autobiometria no app Detran Inteligente (IOS e Android). 

Lançada em janeiro de 2025, a funcionalidade utiliza Inteligência Artificial (IA) para permitir que os cidadãos atualizem suas fotos pelo celular. A solução conta com antispoofing, uma técnica de segurança utilizada para prevenir fraudes em sistemas de autenticação.

“Foi um grande desafio. Parte da equipe tinha que prospectar opções relacionadas a IA, enquanto a outra parte tentava antecipar as demais ações que compunham o projeto”, conta Eldimar, analista da Celepar envolvido no projeto.

Segundo Andresa Favaretto, coordenadora RENACH do Detran-PR, o órgão participou em conjunto com a empresa no desenvolvimento.

“Desde o início, foi o trabalho lado a lado com os analistas, para entregar a melhor solução possível”, afirma.

No final de 2024, Andresa e Eldimar foram convidados a escrever um artigo para a revista “Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública”, publicado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

“Abraçamos o desafio e, com um prazo curtíssimo, elaboramos o relato, combinando nossas experiências e conhecimentos”, relata Eldimar.

O texto ganhou o título de “Transformação Digital no Detran/PR: como a Inteligência Artificial está moldando o futuro do autoatendimento” e pode ser acessado neste link.

Além da autobiometria, conheça outras iniciativas da Celepar voltadas para os condutores:

Primeiro Emplacamento Digital — Pioneira no Brasil, a iniciativa consiste na realização do primeiro emplacamento de um veículo de forma 100% online, pelo computador ou celular. Basta acessar o portal do Detran-PR ou o aplicativo Detran Inteligente. Em 2024, 159. 710 foram emplacados de maneira digital.

BATEU — Através da plataforma, o usuário pode registrar as principais informações de um acidente de trânsito, anexar fotos e imprimir o boletim de acidente. Graças a esse sistema, o Paraná ganhou destaque como um dos estados mais ágeis no envio de dados para o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest).

IPVA — O pagamento do IPVA pode ser feito de maneira online, através do app Serviços Rápidos (Android e IOS), desenvolvido pela Celepar em parceria com a Receita Estadual. Entre as funcionalidades disponíveis no app, destacam-se a consulta ao calendário do IPVA, acesso a informações sobre débitos e geração de guias de pagamento do imposto, com opções de parcelamento ou pagamento via pix.