13 municípios recebem capacitação para uso da plataforma Paraná Negócios

Plataforma disponibilizada pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, com apoio da Celepar e Invest Paraná, vai permitir a conexão de municípios com empresas interessados em investir no Estado de forma facilitada.
27/02/2024 - 17:16

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizou nesta terça-feira (27) a capacitação de 13 prefeituras para uso do portal Paraná Negócios. A plataforma é disponibilizada com apoio da Celepar e da Invest Paraná para a atração de negócios por meio de uma tecnologia que conecta os municípios com empresas interessadas em investir no Estado.

O portal faz parte do projeto de transformação digital nos municípios do Paraná, repassando, sem custo, soluções para implementação tecnológica do software de centralização de dados.

A ferramenta funciona como uma vitrine de oportunidades onde prefeituras e empresas podem cadastrar informações referentes a demandas na área de industrialização e desenvolvimento econômico, promovendo um encontro entre o setor público e o setor privado e ampliando a atratividade de investimentos nos municípios.

A ideia é otimizar a tomada de decisão dos dois lados e, principalmente, acelerar o desenvolvimento econômico local e a cultura empreendedora nos municípios. Ao todo 64 cidades já receberam a licença de acesso ao portal.

O treinamento aconteceu na sede da Celepar, em Curitiba, e contou com a presença de secretários e assessores dos municípios de São José dos Pinhais, Goioerê, Ortigueira, Pato Branco, Castro, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão, Ponta Grossa, Irati, Cascavel, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio. A capacitação com as demais prefeituras está prevista para o início de março.

“O portal Paraná Negócios é um programa de transformação digital que vai possibilitar o crescimento econômico local em diversos municípios do nosso Estado”, afirmou a diretora-geral da SEI, Jéssica Ieger.

Segundo o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, a plataforma foi criada para atender a necessidade do fomento em investimentos, além da melhoria dos negócios e da economia nas cidades paranaenses.

“Quem vai colher os benefícios desta plataforma vai ser o cidadão, os municípios que vão gerar mais empregos, gerar mais negócios e fomentar mais a economia local. É muito importante para os municípios que eles tenham conhecimento, tenham esse treinamento para que a gente possa usar o potencial da ferramenta”, destacou.

NA PRÁTICA – No portal Paraná Negócios, os municípios podem cadastrar informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para a instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras. Já as empresas podem registrar as necessidades para operar, como quantidade de empregados e o tamanho do imóvel necessários para se instalar.

Durante a capacitação, os representantes das cidades puderam aprender de que forma incluir informações relevantes para atrair empresas e multiplicar oportunidades de investimento. Após o treinamento, os municípios ficam aptos iniciar o uso do portal.