Acolher população adulta em situação de rua

O que é

Algumas cidades dispõem dos Centros Pop, destinado ao acolhimento da população que vive em situação de rua. Os atendimentos são individuais e coletivos, em oficinas e outras atividades de convívio e socialização, realizadas de acordo com cada unidade.

Os Centros Pop também servem de apoio para esta população, porque têm espaços para a guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

Quem é acolhido

Qualquer pessoa que use as ruas como moradia ou meio de sobrevivência pode participar, seja por encaminhamento de outros serviços de assistência social ou de forma espontânea. Crianças e adolescentes são atendidos pelo serviço somente quando estiverem acompanhados de familiar ou pessoa responsável.

Como solicitar o acolhimento

Caso na sua cidade não tenha Centro Pop, procure pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). No site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, você pode consultar o que existe na sua cidade.

Prazo

O atendimento é imediato.

O que diz a lei

A lei do Suas (Sistema Único de Assistência Social) nº 12.435, de 6 de julho de 2011, regulamenta todos os serviços da Assistência Social.


Forma de atendimento:

Integralmente Presencial

Quanto custa:

Gratuito