Celepar apoia evento das primeiras-damas do Paraná contra a dengue

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressaltou durante o evento a relevância da tecnologia no combate à doença
05/03/2024 - 17:03

Nesta terça-feira (05), no Palácio do Iguaçu, o evento Primeiras Damas do Paraná Unidas Contra a Dengue reuniu diversos representantes do Governo do Estado e gestões municipais para discutir dados atuais sobre a dengue no Paraná e promover a conscientização acerca da prevenção da doença.

A Celepar prestou apoio técnico ao evento, disponibilizando o ambiente virtual da Universidade Corporativa para que integrantes pudessem participar do evento de maneira online. Além disso, a companhia disponibilizou dois notebooks e um técnico para suporte durante a cerimônia.

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, ressaltou durante o evento a relevância da tecnologia no combate ao mosquito, uma vez que ela pode ser uma ferramenta de mobilização da sociedade e das instituições, constituindo redes de comunicação rápidas e eficientes.

“O nosso papel como empresa de tecnologia do Estado é criar essas ferramentas, como os mapas e indicadores. Além disso, estamos preparando um pacote de soluções e de conexões wi-fi para os municípios, justamente para permitir que a população tenha acesso à informação”, afirmou.

A primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, reforçou que a mobilização entre as primeiras-damas é imprescindível.

“O encontro de hoje é importante para que, juntas, a gente consiga fazer algo que venha a minimizar esse problema no Estado”, comentou.

Maria Goretti, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), expôs dados sobre a situação da doença no Paraná e falou sobre ações de engajamento para o combate à doença.

“Precisamos mobilizar todos e engajar a população para eliminar criadouros. É assim que nós vamos enfrentar a dengue”, disse.

Coronel Fernando, coordenador estadual da Defesa Civil, apresentou as ações feitas pelo órgão e destacou a mobilização entre os municípios.

“Sabemos como é difícil levar a informação para as regionais e padronizar as ações de enfrentamento. Então, quando temos um movimento deste, com 422 participantes, é um fato maravilhoso, em termos de organização. Posso garantir, não temos uma ação desse formato no Brasil”, disse.

O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa, do diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Goretti, e do coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando, além das primeiras-damas dos municípios paranaenses.