Celepar apresenta aplicativo Menor Preço em simpósio internacional

O diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, conduziu uma apresentação sobre o aplicativo desenvolvido pela companhia, que permite que o cidadão pesquise o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região.
Publicação
19/10/2023 - 10:39
Editoria

A Celepar participou do simpósio da Gartner, que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos, entre 16 e 19 de outubro. A empresa americana de consultoria voltada ao segmento da Tecnologia da Informação promoveu um evento voltado ao compartilhamento de experiências e tendências do setor, incluindo temas como cibersegurança, análise de dados e os impactos sociais da inteligência artificial generativa.

Durante o evento, na última terça-feira (17), o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, conduziu uma apresentação sobre o Menor Preço. Desenvolvido pela companhia, o aplicativo permite que o cidadão pesquise o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região.

O serviço da plataforma é possível graças à análise dos dados oriundos do Nota Paraná, uma vez que os valores mostrados no Menor Preço correspondem aos das notas fiscais emitidas pelos comércios. Esse é um exemplo de como a aliança entre o setor público e o privado, na área de dados, pode trazer benefícios ao cidadão — um dos temas abordados durante a fala de Garbosa no simpósio.

“Foi muito importante poder falar do que temos feito no Paraná em relação a dados e a inteligência artificial, para mostrarmos as iniciativas inovadoras que têm dado resultado no nosso estado”, afirma. “Também foi muito enriquecedor assistir às apresentações em relação a produtos, serviços e parcerias, o que nos ajuda a entender o que o mundo está fazendo e o que a gente pode extrair de melhor da inteligência artificial.”

Durante a estadia nos Estados Unidos, na semana anterior ao simpósio, entre 13 e 16 de outubro, uma equipe da Celepar esteve no Vale do Silício, na Califórnia, para se reunir com engenheiros, programadores, economistas e empreendedores da região. O objetivo foi discutir como a inteligência artificial vai impactar o setor público e pensar em tecnologias para resolver problemas relacionados a transporte escolar, atendimento ao cidadão e obras governamentais.